STF: parentes podem chefiar Executivo e Legislativo ao mesmo tempo

A maioria dos ministros acompanhou o entendimento da relatora

Publicado em 06/06/2024 - 09:23 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal decidiu, nessa quarta-feira (5), que parentes até segundo grau podem ocupar, simultaneamente, os cargos de chefia dos Poderes Legislativo e Executivo da mesma unidade federativa.

A ação, protocolada pelo PSB, foi rejeitada por 7 votos a 4. A ideia do partido é evitar que, por exemplo, o presidente de uma Câmara Municipal seja filho do prefeito, ou que o presidente de uma Assembleia Legislativa estadual cônjuge do governador. Segundo o partido, isso comprometeria a moralidade e a impessoalidade da administração pública.

A maioria dos ministros acompanhou o entendimento da relatora, ministra Cármen Lúcia, de que a Constituição Federal não prevê essa hipótese de inelegibilidade. Segundo ela, impedir a prática restringiria direitos políticos fundamentais; limitaria o exercício do mandato parlamentar; e, dessa forma, prejudicaria a independência do Poder Legislativo.

O ministro Alexandre de Moraes, um dos que acompanhou o voto da ministra, ressaltou não poder ser caracterizado como nepotismo, pois não se trata de nomeação de parente, mas de eleição

O ministro Flávio Dino abriu divergência ao votar pela procedência do pedido. A seu ver, é nítida a determinação da Constituição de que não haja a formação de oligarquias familiares no país.

 

Edição: Sâmia Mendes- Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Governo não vai apoiar mudanças na lei do aborto, diz Padilha

A declaração vem após a Câmara dos Deputados aprovar regime de urgência do projeto que iguala o aborto, depois de 22 semanas de gestação, ao crime de homicídio. Com isso, a pena máxima para quem fizer o procedimento, aumenta de dez para 20 anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para prevenção de desastres ambientais

A prioridade é combater a estiagem e incêndios na Amazônia e no Pantanal. 

Baixar arquivo
Geral

Chiquinho Brazão deve depor no Conselho de Ética da Câmara

Chiquinho, junto com o irmão, Domingos Brazão, é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. No Conselho de Ética, que pretende ouvir outras 14 pessoas, a penalidade mais grave é a cassação do mandato.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Rádio Nacional transmite Fluminense x Atlético Goianiense

Fim de semana movimentado com jogos pelo Brasil e pelo mundo. Tem Eurocopa, Campeonato Brasileiro, Série B e Brasileirão Feminino. 

Baixar arquivo
Geral

FAB encerra campanha de arrecadação de doações para Rio Grande do Sul

Segundo a Aeronáutica, campanha "Todos Unidos pelo Sul" arrecadadou mais de 16 mil toneladas de alimentos, roupas, água potável, sapatos, ração para pets, entre outros materiais.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender taxação de super-ricos em discurso no G7

Presidente se encontrou com Papa Francisco e ainda defendeu que os benefícios da inteligência artificial sejam acessados por todos e que fortaleçam a diversidade cultural e linguística dos países do Sul Global.

Baixar arquivo