![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Porto Alegre (RS), 23/05/2024 – CHUVAS/ RS - ENCHENTES - Exército faz o resgate de pessoas, após forte chuva em Porto Alegre. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O número de mortes nas enchentes no Rio Grande do Sul subiu para 178, de acordo com a atualização da Defesa Civil do Estado. O último óbito aconteceu em Teutônia, mas a pessoa ainda não foi identificada.
A quantidade de pessoas desaparecidas caiu para 34. Saíram da lista três moradores de Canoas, na região metropolitana da Porto Alegre.
A tragédia climática atingiu 478 municípios gaúchos, afetando mais de 2 milhões de pessoas. 388 mil continuam fora de casa.
E hoje é o último dia para os municípios cadastrarem os moradores no programa do auxílio-reconstrução. Das 444 cidades com decretos de calamidade pública ou estado de emergência, cerca de 180 ainda não enviaram os dados, segundo o governo federal.
Existe a expectativa de que esse prazo seja prorrogado para o início de julho. A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul pediu ao Governo Federal mais dez dias para que as prefeituras possam aderir ao programa.
Para que a família receba o benefício, as prefeituras devem cadastrar os dados na página do Auxílio Reconstrução. Após análise do sistema, o cidadão precisa confirmar as informações.
![PMRO/Divulgação Porto Velho (RO), 14/01/2025 - Ataque a ônibus durante conflito entre polícia militar e o PCC. Foto: PMRO/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vitor Silva/Botafogo Rio de Janeiro 11/01/2025 Campeão brasileiro e da Libertadores em 2024, o Botafogo largou com derrota na temporada 2025. Foto Vitor Silva/Botafogo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Dinheiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília - 10/07/2023 - Página do Sisu 2023 na internet. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)