Brasil usará tecnologia da Fiocruz para combater dengue

Estações Disseminadoras de Larvicidas busca reduzir infestações

Publicado em 09/07/2024 - 18:07 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Com mais de seis milhões de casos prováveis de dengue somente este ano, o Ministério da Saúde vem adotando várias estratégias para diminuir os casos da doença no país. Na mais recente delas, a pasta oficializou que vai utilizar uma técnica das Estações Disseminadoras de Larvicidas, que foi desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz Amazônia, como mais um mecanismo de combate ao mosquito transmissor de doenças como a zika, a febre Chikungunya e a dengue.

As Estações Disseminadoras de Larvicidas consistem em um equipamento simples, que utiliza água em um pote plástico de dois litros recoberto por um tecido sintético impregnado de larvicida em pó. A armadilha atrai as fêmeas do Aedes aegypti para colocar ovos e, ao pousar, o larvicida adere ao corpo do mosquito presente nas estações. Essas fêmeas, impregnadas com veneno, ao visitarem outros criadouros em um raio de até 400 metros, acabam contaminando outros recipientes com o inseticida, freando o desenvolvimento das larvas e pupas, reduzindo assim a infestação pelo mosquito.

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente informa que irá adotar a técnica inicialmente em áreas de risco de 15 cidades do Brasil.

As Estações Disseminadoras de Larvicidas foram desenvolvidas pelo Laboratório Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia, da Fiocruz Amazônia. Na fase de teste, a estratégia foi aprovada em 14 cidades brasileiras, de diferentes regiões do país. Em Brasília, por exemplo, os estudos mostraram uma redução de 66,3% na densidade de mosquitos adultos. Já em Fortaleza, Manaus e Marília, houve redução nos casos de dengue nas áreas onde as estações foram implantadas, quando comparados com outras áreas sem o equipamento.

Edição: Daniel Ito / Liliane Farias

Últimas notícias
Internacional

Trump é retirado de comício após tiros; Lula repudia atentado

O ex-presidente e candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump foi retirado de um comício com sangue na orelha após sons de tiros. Ele participava de um comício no estado da Pensilvânia. 

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa encontra níveis elevados de álcool em pães de forma

Levantamento feito pela Proteste mostrou índices elevados em seis produtos de três marcas. Uso indevido de antimofos pode explicar teor alcoólico

 

Baixar arquivo
Geral

Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa no domingo

Última edição aconteceu há 8 anos. O evento tem como tema o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”

Baixar arquivo
Geral

RS: Governo Federal apura fraudes em mais de 300 mil benefícios

Prefeituras gaúchas devem enviar nome e CPF dos integrantes da família e o endereço. Municípios também deve indicar as áreas que foram afetadas pelas chuvas. Tem direito ao Auxílio Reconstrução, as famílias de regiões afetadas pelas enchentes.

Baixar arquivo
Geral

Meteoro ilumina noite no Piauí

Moradores de várias cidades divulgaram imagens do fenômeno na internet. O clarão forte fez a noite parecer dia

Baixar arquivo
Geral

Enchentes causam queda histórica na produção industrial gaúcha

A indústria gaúcha registrou a maior queda da série histórica do IBGE. De abril a maio, o recuo foi de 26,2%, enquanto a indústria brasileira teve uma queda média de 0,9%.

Baixar arquivo