Justiça absolve acusados pela morte do adolescente João Pedro no Rio

"A Justiça nos mata duas vezes", afirmou a mãe de João Pedro

Publicado em 10/07/2024 - 11:22 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 10/07/2024 - 16:01

A Justiça absolveu sumariamente os três policiais civis acusados da morte do adolescente João Pedro, há quatro anos, no morro do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.  

Na decisão, a juíza Juliana Bessa Ferraz Krykhtine entendeu que os agentes Maxwell Gomes Pereira, Fernando de Brito Meister e Mauro José Gonçalves agiram em legítima defesa. A magistrada também negou a hipótese de fraude processual sobre a acusação de alteração da cena do crime. A família do jovem esperava que o caso fosse a júri popular.  A mãe de João Pedro, Rafaela Matos, disse que essa decisão significa normalizar as operações policiais em comunidades. 

"Essa decisão é absurda. A Justiça mostrando pra sociedade que é normal ter essas operações e entrarem nas casas de pessoas de bem e sair atirando. Então, a Justiça tá mostrando isso pra sociedade, pra minha família, pra minha filha que ficou aqui. E a Justiça nos mata duas vezes. É a Justiça sendo Justiça. Vamos recorrer da decisão. Então, a luta continua, de uma forma inesperada, mas continua". 

João Pedro, de 14 anos, foi executado com um tiro de fuzil pelas costas, dentro da casa de parentes, em 18 de maio de 2020, durante uma operação conjunta das polícias civil e federal para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra criminosos. Foram encontradas 72 marcas de tiros na residência.  

O corpo do adolescente foi levado por policiais em helicóptero. A família, após peregrinar por vários hospitais por notícias do jovem, só conseguiu localizá-lo cerca de 17 horas depois no Instituto Médico Legal. 

O caso levou o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a determinar a suspensão das operações policiais em comunidades do Rio, durante a pandemia de covid-19.   

* Matéria atualizada para inclusão da declaração de Rafaela Matos, mãe de João Pedro 

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Confirmada morte por coqueluche no Paraná, vítima é bebê de seis meses

Secretaria de Saúde do Paraná confirma morte por coqueluche. A vítima é um bebê de seis meses. De janeiro até a primeira quinzena de junho foram confirmados 24 casos de coqueluche no Paraná, um representa uma alta de 500% em relação ao mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo
Geral

Incêndio atinge sede da OAB em Brasília e 5 pessoas são resgatadas

A Ordem dos Advogados do Brasil informou que o fogo começou no subsolo e se espalhou pelo shaft do edifício. Nenhuma vítima corre risco de morrer.

Baixar arquivo
Economia

Sites começam a taxar compras internacionais de até US$ 50

Imposto de Importação de 20% só entra oficialmente em vigor em 1º de agosto, mas varejistas como AliExpress e  Shopee confirmaram o início antecipado da cobrança.

Baixar arquivo
Esportes

Olimpíada: Brasil vai para final histórica na natação e perde no vôlei

Mafê fez história e encerrou um jejum de 76 anos de uma finalista brasileira na prova de 400 metros livres de natação. As finais acontecem às 15h30. Já o vôlei masculino foi derrotado na estreia contra a Itália.

Baixar arquivo
Saúde

Rastreamento de hepatite D começa a integrar protocolo clínico no SUS

O fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde envia todas as amostras recolhidas para o Laboratório de Virologia Molecular da Fiocruz Rondônia, em Porto Velho, que atenderá a demanda de todo o país.

Baixar arquivo
Internacional

Fronteiras da Venezuela são fechadas até segunda por causa de eleições

O país escolherá o próximo presidente no domingo. O atual chefe do Executivo, Nicolás Maduro, concorre com mais nove candidatos.

Baixar arquivo