Polícia faz operação contra membros do Comando Vermelho do RJ e AM

Publicado em 09/07/2024 - 19:25 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pelo menos dez pessoas foram presas pela Polícia Civil em uma operação nesta terça-feira (9) na cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, são 26 mandados de prisão contra suspeitos de lavagem de dinheiro com origem na venda ilícita de drogas. Também está previsto o sequestro de bens e valores dos investigados, como medida para enfraquecer financeiramente o grupo.

Os alvos são integrantes do Comando Vermelho, que atua principalmente no estado do Rio de Janeiro; e também de uma facção associada, que atua no Amazonas. Além dos dois estados, são cumpridos mandados no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

A ação faz parte da segunda fase da operação Rota do Rio, cujas investigações analisaram transações financeiras ocorridas entre 2017 e 2022 e constataram a existência de uma estrutura de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. O esquema envolvia depósitos bancários em contas de empresas localizadas principalmente em regiões de fronteira do Amazonas.

Na primeira fase, desencadeada em maio deste ano, a Polícia Civil investigou o esquema de abastecimento do Comando Vermelho com drogas que entram no Brasil através de fronteiras internacionais do Amazonas com outros países da América do Sul.

* Com informações da Agência Brasil

Edição: Daniel Ito / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Farmácia Popular vai oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

A população poderá retirar de graça nas unidades credenciadas remédios para tratamento do colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma, rinite, entre outras doenças.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados aprova regulamentação da reforma tributária

A proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado Federal. A previsão é que a reforma tributária comece a valer em 2026 e tenha uma transição até 2033.

Baixar arquivo
Política

No Senado, CCJ adia votação sobre autonomia do Banco Central

A  Comissão de Constituição e Justiça também decidiu adiar a votação da proposta que inclui a tese do marco temporal das Terras Indígenas na Constituição Brasileira.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central comunica vazamento de dados de chaves Pix da 99Pay

De acordo com o BC, a ocorrência não afeta a movimentação de dinheiro. Isso porque os dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos não foram expostos. As pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas somente pelo aplicativo ou internet banking da 99Pay.

Baixar arquivo
Internacional

Em reunião da Otan, países prometem apoio à Ucrânia contra Rússia

E mais: 25 pessoas são enterradas na Faixa de Gaza, após bombardeio israelense; Índia informa que mais de 150 animais morreram por causa de inundações nas áreas rurais. 

Baixar arquivo
Economia

Inflação perde força e junho registra IPCA de 0,21%, em maio foi 0,46%

Este número é superior ao de junho de 2023, quando a queda de preços chegou a 0,08%. 

Baixar arquivo