RS: Defesa Civil faz novas visitas para checar se auxílios são devidos

Técnicos federais verificam se cadastrados foram realmente atingidos

Publicado em 02/07/2024 - 15:49 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Técnicos da Defesa Civil Nacional vão visitar mais 28 municípios gaúchos nos próximos dias para verificar casas que foram cadastradas em áreas atingidas pela inundação, mas que os satélites não constataram água.

O objetivo é sanar eventuais inconsistências e acelerar a liberação do auxílio-reconstrução. Na semana passada, 30 cidades receberam as equipes.

A Defesa Civil vai checar três pontos: os dados das famílias, como CPF e endereço; se tem mais de um pedido por família e se a área foi realmente inundada. Atualmente há mais de 253 mil casos em análise no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional com algum problema que precisa de checagem no local.

Até o momento foram cadastradas 598 mil famílias pelas prefeituras gaúchas. O prazo termina no próximo dia 12. Das famílias aprovadas para o auxílio, 256 mil confirmaram os dados para poderem receber os R$ 5,1 mil.

Entre as cidades que vão receber os técnicos, estão algumas do Vale do Taquari, como Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela e Roca Sales.

Edição: Nádia Faggiani/Sumaia Villela

Últimas notícias
Meio Ambiente

AGU pede suspensão da greve dos servidores ambientais

Na petição, o governo federal alega que a paralisação impacta o exercício das atividades essenciais do Ibama e do ICMBio. A associação dos servidores informou que será garantido o acionamento total das atividades de resgate da fauna e das brigadas de prevenção e controle de incêndios florestais.

Baixar arquivo
Economia

Reforma Tributária: Lira se reúne com grupo e defende cashback do povo

O texto de parte da regulamentação será apresentado nesta quinta-feira (4), na Câmara dos Deputados, e deve ser votado na próxima semana.

Baixar arquivo
Economia

Plano Safra: produtores do agronegócio terão R$ 400 bi em crédito

O Plano Safra do Agronegócio, como foi chamado, tem taxas que variam de 7% a 12%, com redução para os empresários que adotam boas práticas de produção.

Baixar arquivo
Internacional

Escola que servia de abrigo é atingida por novos ataques israelenses

Milhares de palestinos seguem fugindo das cidades do sul, após Israel retomar ataques. Violência segue nos territórios palestinos. E mais: até países fora da rota sofrem com efeitos do Furacão Beryl.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Atlético-MG X Flamengo, às 21h30

Confira os jogos dessa quarta, pela 14ª rodada do Brasileirão Série A.

Baixar arquivo
Geral

Operação da Polícia Militar deixa seis mortos na Cidade de Deus

Segundo a PM, a ação teve o objetivo de reprimir roubos de veículos e coibir as tentativas de expansão de facção criminosa. O comando do Batalhão de Jacarepaguá vai instaurar um procedimento para apurar as circunstâncias da ação e analisar as imagens das câmeras corporais utilizadas.

Baixar arquivo