RS: Governo Federal apura fraudes em mais de 300 mil benefícios

Quase metade dos pedidos do Auxílio Reconstrução caiu na malha fina

Publicado em 13/07/2024 - 17:22 Por Gabriel Brum - Brasília

Cerca 1.200 pedidos de Auxílio Reconstrução foram feitos em nome de pessoas mortas. A capital Porto Alegre tem a maior quantidade desses pedidos fraudulentos: 862. Na sequência estão Novo Hamburgo, Canoas e São Leopoldo. Os números foram confirmados pela Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

Dos 630 mil pedidos de benefício, quase a metade caiu na malha fina. O relatório indica também que 150 mil pessoas não moram onde houve alagamento e 152 mil não tiveram endereço confirmado. 2.700 pessoas solicitaram o auxílio em mais de uma cidade.

Um mesmo cadastro pode ter mais de um tipo de irregularidade, informou a Secretaria de Reconstrução.

Para receber o benefício, a família deve ser moradora de uma área que foi inundada durante as enchentes no estado. O ministro da Secretaria, Paulo Pimenta, afirmou que o sistema de checagem é rigoroso.

A inscrição no Auxílio Reconstrução é feito pelas prefeituras, que devem enviar nome e CPF dos integrantes da família e o endereço, além de indicar um responsável para receber o benefício. Também cabe ao município indicar as áreas que foram afetadas pelas chuvas e inundações. Por fim, o governo federal usa imagens de satélites e dados federais para checar as informações e decidir se aprova ou não o pagento.

 

Edição: Daniel Ito Isaia / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo