Terreiros de religiões de matriz africana serão reformados em Salvador

Publicado em 04/07/2024 - 16:37 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

O Programa Casa Odara envolve a revitalização inicial de pelo menos 100 terreiros de religiões de matriz africana localizados em Salvador, Bahia, até o fim deste ano. O primeiro espaço requalificado foi o Terreiro Ilê Axé Omim Deua, que fica no bairro Fazenda Grande IV.

O projeto de melhorias na infraestrutura dos terreiros foi lançado em maio passado. Através de um cadastro já realizado na Prefeitura, os representantes dos terreiros poderão indicar as intervenções mais urgentes nos espaços, como reboco, pintura e substituição de telhado, com investimento de até R$30 mil por imóvel. O “Odara” também prevê a regularização fundiária de terreiros.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou que a iniciativa é mais um movimento de combate à intolerância religiosa e também de reparação histórica.

“Reparação, se a gente for pro dicionário, é corrigir, adotar políticas de reparo. Então, nós, efetivamente precisamos, colocar em prática o Estatuto da Igualdade Racial e Intolerância Religiosa. Inicialmente era só o tombamento dos terreiros, agora as reformas. E a gente vai fazer esse trabalho em toda cidade de Salvador para dar o título de propriedade, que é a segurança definitiva. 

Desde 2014, a Secretaria da Reparação de Salvador já mapeou e inscreveu quase 1,2 mil terreiros na capital baiana. A meta do Projeto Casa Odara é reformar e reestruturar pelo menos mil destes, até 2028.

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

Pantanal: condição climática adversa dificulta o combate ao fogo

O foco mais preocupante atualmente, de acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, está próximo ao Buraco das Piranhas, na região do município de Miranda, onde três pontos ativos têm desafiado os esforços de contenção.

Baixar arquivo
Esportes

Copa América: Brasil joga contra o Uruguai às 22h

Quem vencer avança para a semifinal da Copa América. Brasil vem de 2 empates e 1 vitória. Já o Uruguai vem de 3 vitórias e é a equipe que mais marcou gols na fase de grupos da competição. 

Baixar arquivo
Cultura

Terminam hoje incrições para Campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”

A campanha já contabiliza mais de 200 atividades inscritas pelo Brasil e celebra os 20 anos da Rede Cultura Viva, uma das maiores articulações de participação comunitária em políticas públicas no Brasil,

Baixar arquivo
Justiça

Desembargador Luís Cesar de Paula Espíndola será investigado pelo CNJ

A conduta do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Luís Cesar de Paula Espíndola, que afirmou que as mulheres estão loucas atrás dos homens será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Baixar arquivo
Política

Regras para evitar uso da máquina pública nas eleições começam a valer

As principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro começam a valer a partir deste sábado.

Baixar arquivo
Cultura

Músico e instrumentista, Tiganá Santana, faz da música o seu feitiço

Com mais de duas décadas de carreira, o artista Tiganá Santana faz da música o seu feitiço.

Baixar arquivo