Caixas pretas de avião da Voepass já foram enviadas para o Cenipa

Trabalho de retirada das vítimas continua no local do acidente

Publicado em 10/08/2024 - 13:54 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

As caixas pretas da aeronave do voo 2283, que caiu nessa sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior paulista, já foram enviadas para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília, onde serão periciadas.

O equipamento é utilizado em todas as aeronaves, e registra gravações feitas durante o voo, que podem ajudar a esclarecer as causas da tragédia. 

Já sobre o trabalho dos peritos no local do acidente, já foram retirados dos escombros os corpos de 24 vítimas. Lembrando que a queda do avião da Voepass, que saiu de Cascavel, no Paraná, em direção a Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, matou todas as sessenta e duas pessoas que estavam a bordo.

Na manhã deste sábado, o superintendente da Polícia Federal, Rodrigo Sanfurgo, comentou sobre os principais desafios nesta fase. “A prioridade da polícia, agora, é remover as vítimas de forma que seja possível a identificação delas”.

O perito criminal da Polícia Federal, Carlos Palhares, explica como está sendo feita a identificação de cada corpo retirado dos escombros do avião: “por impressão digital, odontologia ou exame genético”.

Também falou com a imprensa, no local do acidente, o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco. Ele lamentou pelas vítimas e suas famílias, mas ressaltou que felizmente ninguém foi atingido em terra, o que seria uma possibilidade, já que o avião caiu em um condomínio residencial.

Em nota, a Voepass Linhas Aéreas afirma que, neste momento, a prioridade da empresa é fornecer apoio psicológico às famílias das vítimas do acidente. Uma equipe de psicólogos, médicos e da administração da empresa está em contato e recebendo as famílias em setor de acolhimento montado exclusivamente para este atendimento.

Edição: Paula de Castro/Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Mulheres ganharam 20,7% menos que os homens em 2023

A desigualdade salarial entre homens e mulheres piorou no segundo Relatório de Transparência Salarial, divulgado nesta quarta-feira (18) pelo governo federal.

Baixar arquivo
Geral

AGU cria grupo para combater crimes ambientais

O AGU Enfrenta tem por objetivo contribuir para a responsabilização civil, administrativa e criminal de condutas prejudiciais ao ecossistema e também auxiliar na articulação entre órgãos públicos, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Poder Judiciário.

Baixar arquivo
Geral

Maioria das indústrias implementou alguma prática ambiental em 2023

Maioria das indústrias brasileiras de médio e grande porte implementou algum tipo de iniciativa ou prática ambiental em 2023, segundo levantamento do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Senadora Leila critica falta de verba para combater crimes ambientais

Entre as propostas, pelo menos três foram apresentadas só esta semana e tratam da inclusão da prática de incêndios criminosos no rol dos crimes hediondos, do aumento da pena para esse tipo de crime e agravamento da punição quando ele for cometido em grupo e da expropriação de propriedades em caso de intenção comprovada por parte do dono que colocar fogo em terras.

Baixar arquivo
Geral

Eleições: 214 municípios têm apenas um candidato a prefeito

Entre os candidatos únicos, a maior parte é de homens, brancos, casados, com menor grau de escolaridade e mais novos. E para ser considerado eleito, basta um único voto válido, o que não leva em conta os brancos e nulos.  

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Amazonas enfrenta onda de calor

Os termômetros marcaram 38,4°C em Manaus, na terça-feira (17), sendo o dia mais quente do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Baixar arquivo