FAB leva corpos de vítimas de acidente de Vinhedo para o Paraná

Publicado em 14/08/2024 - 09:50 Por Renato Ribeiro, repórter da Rádio Nacional em Brasília - Brasília

A FAB vai transportar, nesta quarta-feira (14/08), mais caixões com corpos de vítimas do acidente aéreo de Vinhedo (SP). O avião cargueiro vai deixar a Base Aérea de São Paulo, com destino ao Aeroporto de Cascavel, no Paraná. Essa será a segunda missão da Força Aérea.

Nesta terça-feira (13/08) foi feito o transporte de três urnas funerárias. Duas com desembarque em Cascavel, e outra em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Até o momento, 45 corpos das 62 vítimas já foram identificados. Desses, 27 foram liberados aos familiares e cinco estão em processo de liberação.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, falou sobre a importância de agilizar esses procedimentos.

“É fundamental velocidade nisso para que as pessoas possam enterrar seus entes queridos, fazer seus rituais e isso, de certa forma, ameniza em alguma medida a dor. Ou seja, interrompe um pouco esse processo. E é o que a gente pode fazer, a maior contribuição que a gente pode dar. Nós estamos com 40 profissionais trabalhando dia e noite nessa identificação, para que a gente possa concluir esse processo da forma mais rápida possível.”

Nessa terça-feira (13/08), o presidente da Voepass,  Comandante Felício, se pronunciou pela primeira vez após o acidente. Ele disse que a vida de todos sempre foi prioridade.

“Sou piloto há mais de 30 anos e hoje o comandante mais antigo dessa empresa. E desde que assumi a presidência dessa empresa em 2004, sempre construí uma base com diretrizes sólidas e sempre pautadas pelas melhores práticas internacionais para garantir a segurança operacional de todos. A vida dos nossos passageiros, assim como dos nossos tripulantes, sempre foi e continuará sendo nossa prioridade número um.”

Em outra frente, defensorias públicas e ministérios públicos do Paraná e de São Paulo se mobilizam para agilizar a liberação do seguro obrigatório e o pagamento de indenizações às famílias das vítimas. Esses assuntos foram discutidos nessa terça-feira (13/08), em reunião com a Voepass e a seguradora. Um segundo encontro está marcado para a próxima terça-feira, dia 20 de agosto.
 

Edição: Leila dos Santos / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Educação

Fies: 68,23% dos inscritos são mulheres

Dados do Ministério da Educação revelam que pretos ou pardos representam 56,1% dos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil em 2023. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: cresce o número de candidatos indígenas

Levantamento do Inesc mostra que Roraima tem o maior número proporcional de candidaturas de indígenas no Brasil. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Manaus distribui mantimentos e kits de higiene para atingidos por seca

Em estado de emergência, Manaus inicia nesta segunda-feira (16) a primeira fase da operação Estiagem. No Amazonas a situação preocupa devido à queda do nível dos rios do estado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acordo finaliza atividades de mineradora na Serra do Curral em BH

Um acordo firmado na Justiça Federal pôs fim às atividades da Mina Granja Corumi, localizada na Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Serra dos Órgãos, no Rio, enfrenta incêndios há uma semana

Maior rede de trilhas do Brasil e um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha do país, o Parque Nacional também está sendo atingido por fortes incêndios. Ao todo, 36 brigadistas, com apoio do Corpo de Bombeiros, atuam no local desde a noite da última terça-feira (10).

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger da fumaça dos incêndios florestais

A fumaça tem gases tóxicos e pode prejudicar a saúde e agravar doenças como rinite, asma e alergias. Médica presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia alerta para os cuidados. 

Baixar arquivo