Força Nacional reforçará segurança em oito estados durante CNU

Publicado em 15/08/2024 - 10:02 Por Cristiane Ribeiro / L Pedrosa - Rio de Janeiro

O próximo domingo vai ser bastante movimentado em quase 230 cidades nos 26 estados e Distrito Federal, com a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado, o chamado Enem dos Concursos, que tem mais de 2,1 milhões de inscritos.

Oito estados, porém, vão ter o reforço de agentes da Força Nacional de Segurança Pública: Amazonas, Roraima, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

As portarias com a autorização do Ministério da Justiça foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

O esquema de segurança nesses estados contará com agentes da Força Nacional, além de servidores dos centros coordenados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, das Polícias Federal e Rodoviária, assim como pessoal da Agência Brasileira de Inteligência, num total de 1.885 servidores. Todos chegam aos locais já amanhã, sexta-feira, 16.

São 3.647 locais de provas e todos terão vigilância e rondas para coibir a atuação de criminosos.

A Polícia Federal já indicou onde serão instalados detectores de metal para identificar pontos eletrônicos, principalmente próximos aos banheiros dos locais das provas.

O concurso vai ser em dois turnos. Para o primeiro, os portões dos locais das provas serão abertos às 7h30 da manhã e, para o segundo, às 13 horas.

Da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, Cristiane Ribeiro.

Edição: Vitoria Rangel / L Pedrosa

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo