Governo assina MP que isenta prêmio de medalhistas olímpicos do IR

A medida foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União

Publicado em 08/08/2024 - 09:49 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após a polêmica em torno da cobrança de imposto de renda sobre os prêmios em dinheiro recebidos pelos atletas que participam da Olimpíada de Paris, saiu uma decisão final.

Está no Diário Oficial desta quinta-feira (8) a medida provisória que inclui entre os rendimentos isentos os prêmios em dinheiro recebidos por atletas e paratletas olímpicos.

Mas tem um porém: a isenção vale apenas para os bônus pagos pelos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiros.

A alteração na legislação foi comemorada pela presidência do COB, que está oferecendo valores cerca de 40% mais elevados do que os pagos nos Jogos do Japão. Divididas nas categorias de atletas, individual, grupo e coletiva, as premiações variam entre 140 mil e um milhão de reais. 

A MP é assinada pelo presidente Lula, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dário Durigan, e o ministro do Esporte, André Fufuca.

A isenção tem validade retroativa a 24 de julho, data em que a primeira competição foi realizada nos Jogos de Paris.

A taxação do bônus em dinheiro pago aos atletas que conquistam medalhas foi alvo de críticas, mas, de acordo com a Receita Federal, os prêmios eram tributados como qualquer outra remuneração, equivalente ao que acontece com todos os trabalhadores brasileiros, que superam a taxa de isenção. Mas agora, a regra mudou.

E, vale lembrar, que mesmo antes dessa decisão do governo federal, a Receita já tinha divulgado uma nota, esclarecendo que nenhum imposto é cobrado sobre as medalhas olímpicas. De acordo com o órgão, como as medalhas são prêmios oficiais, os atletas não são tributados pelo imposto de renda.

Matéria atualizadas às 10h56 para acréscimo de informação

 

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Setor de serviços cresce 1,2% em julho e mantém recuperação

O setor de serviços, responsável por cerca de 70 por cento do PIB nacional, cresceu 1,2%  por cento em julho. Esse  é o segundo resultado positivo seguido para o setor de serviços que registra um ganho de 2,9%.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Amazônia Matsuri acontece de 20 a 22 de setembro em Belém

O Parque da Residência sediará o maior festival de cultura e gastronomia japonesa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lula defende ações imediatas contra a crise climática

Lula também anunciou que encaminhará ao Congresso uma Medida Provisória com um estatuto jurídico para emergências climáticas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Comitiva visita povo Guarani, alvo de ataques nos últimos dois meses

Um grupo de parlamentares e representantes de entidades ligadas aos direitos humanos visita, até sexta-feira (13/9), terras dos povos Avá-Guarani e Guarani-Kaiowá, nos estados do Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Brasil lidera ranking de patrimônios da Unesco na América do Sul

Atualmente, o país possui 24 patrimônios no total, distribuídos por seu território. 15 deles são culturais, como o Centro Histórico de Salvador, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e a cidade histórica de Ouro Preto.

Baixar arquivo
Geral

Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros encerra nesta sexta-feira

O XVIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), reúne mais de 4.000 participantes, entre pesquisadores, ativistas, quilombolas, representantes da sociedade civil de todas as regiões brasileiras e de 13 países participantes.

Baixar arquivo