Governo prorroga portaria que obriga distribuição de água em shows

Publicado em 27/08/2024 - 09:34 Por Priscilla Mazenotti, repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Justiça prorrogou mais uma vez a portaria que determina a distribuição grátis de água em shows e grandes eventos, principalmente em dias de calor extremo e altas temperaturas. Os organizadores deverão disponibilizar bebedouros ou ilhas de hidratação em locais de fácil acesso. E o público vai poder entrar com garrafas de uso pessoal ou receber copos ou embalagens para beber água, sem custo adicional. 

Além disso, o espaço do evento deverá ser adequado para o resgate rápido de pessoas que passem mal ou tenham qualquer problema de saúde ou situação de perigo.

Os órgãos de defesa do consumidor deverão acompanhar também o preço da água mineral comercializada no local, para evitar aumento abusivo. E a venda da água não se sobrepõe à obrigatoriedade de oferecer o produto de graça ao longo do evento. 

A portaria é válida por 120 dias e, ao final, será reavaliada a necessidade de prorrogação. A primeira portaria nesse sentido veio em novembro passado, após a morte da jovem Ana Clara Benevides por conta do calor extremo durante um show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo
Segurança

97% das mulheres brasileiras sentem medo ao se deslocarem pela cidade

Mulheres entrevistadas na pesquisa também apontam ausência de políticas públicas que poderiam tornar o deslocamento mais seguro

Baixar arquivo
Esportes

Duelo brasileiro abre jogos das quartas de final da Copa Sul-Americana

Fortaleza e Corinthians se enfrentam a partir das 21h30, na Arena Castelão, na capital cearense.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF alerta para colapso de recursos hídricos no Rio de Janeiro

Ministério Público Federal pede que se considere as informações da nota técnica ao tomar decisões sobre o licenciamento ou a realização de obras relacionadas à transposição ou alteração da vazão do Rio Paraíba do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Conexão do Bem leva arte para o ambiente hospitalar no Rio de Janeiro

Ao som de clássicos da música brasileira e marchinhas de carnaval, a equipe encena cortejos musicais e teatrais, levando momentos de descontração e tornando mais leve a rotina de pacientes e profissionais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios na Amazônia produziram 31,5 mi de toneladas de CO2

Os incêndios que queimaram quase 2,5 mi de hectares na Amazônia, entre junho e agosto deste ano, emitiram 31,5 mi de toneladas de gás carbônico na atmosfera. É quase o total de poluentes que um país como a Noruega leva um ano inteiro para emitir: 32,5 mi.

Baixar arquivo