Justiça determinada afastamento da prefeita de Saquarema por 90 dias

Publicado em 02/08/2024 - 10:12 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Justiça do Rio de Janeiro afastou a prefeita de Saquarema, Manoela Ramos de Souza Gomes Alves, do PL, o Partido Liberal, por 90 dias. Seus bens, também foram bloqueados. O motivo: improbidade administrativa. Manoela está sendo investigada por irregularidades no programa “Conexão do Futuro”, voltado para aulas de reforço e atividades extracurriculares destinadas aos alunos da rede municipal.

O desembargador Marco Antônio justificou a medida, alegando a necessidade de uma ampla investigação para demonstrar o quadro caótico em que se encontra a administração pública de Saquarema, na Região dos Lagos do estado, o que, muito provavelmente, segundo ele, está causando uma sangria nos cofres públicos do município.

O Município de Saquarema, representado pelo vice-prefeito Rômulo Carvalho de Almeida, apresentou ação de improbidade administrativa contra Manoela Peres, como a prefeita é conhecida na política, e outros 14 réus. Tudo porque a cidade vem sofrendo graves lesões ao erário. Foram fechados contratos com empresas ligadas a parentes da prefeita, com previsão de investimento na ordem de R$ 326 milhões.

De acordo com a investigação, os servidores ficam em silêncio por conta de assédio moral cometido contra qualquer um que se oponha ao grupo político da prefeita que serve de barreira intransponível à apuração dos fatos e à necessária auditoria dos contratos.

Com o afastamento da prefeita Marcela Alves, o vice-prefeito Rômulo Carvalho, do partido Novo, responderá pela prefeitura.

Em nota, Manoela disse receber a decisão com perplexidade e que vai recorrer para retomar seu mandato.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economia

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo