Moradores de favelas se reúnem para discutir suas necessidades

Publicado em 22/08/2024 - 11:22 Por Cristiane Ribeiro, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Lideranças e moradores de favelas tem encontros marcados neste sábado (24), em vários estados, para discutir as demandas das comunidades a serem apresentadas na reunião de cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

A mobilização é organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), em parceria com a Frente Parlamentar das Favelas e a Frente Nacional Antirracista, e faz parte de um esforço nacional que começou em março. Naquele mês, foram realizadas conferências em mais de três  mil favelas de todo o Brasil.

Agora, as conferências estaduais vão consolidar uma agenda coletiva, com temas como segurança, acesso ao mercado de trabalho, saúde, educação, cultura e economia local.

No Rio de Janeiro, o encontro será na sede da Cufa, sob o Viaduto de Madureira, reduto de manifestações culturais negras, na zona norte da capital. A expectativa é de reunir mais de 400 pessoas.

O fundador da Cufa, Celso Atayde, enfatiza que as lideranças das favelas estão buscando garantir que as vozes das periferias sejam ouvidas no cenário global.

“As demandas da saúde, que são várias, na verdade. Uma outra demanda é o desejo de combater a perseguição religiosa que tem nas favelas. Um outro tema também muito importante foi em relação à oportunidade que nós precisamos dar à população carcerária. Uma outra demanda que também é muito importante, porque ela muda a matriz econômica da favela, é o desenvolvimento dos empreendedores nesses territórios. Na medida em que a gente empreende e a gente emprega, então você cria uma grande cadeia de empregabilidade.”

A Cúpula do G20 vai trazer à capital fluminense chefes de Estado e ministros dos 19 países mais ricos do mundo, além da União Europeia e da União Africana, para tratar dos desafios globais.
 

Edição: Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo