No Rio, Patrulha Maria da Penha fez 260 mil atendimentos em 5 anos

Patrulha está presente em, pelo menos, 19 estados brasileiros

Publicado em 06/08/2024 - 17:53 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Nos últimos 5 anos, a Patrulha Maria da Penha – que conta com 47 equipes distribuídas pelo Estado do Rio de Janeiro – fez mais de 260 mil atendimentos a mulheres em perigo.

De 5 de agosto de 2019 a 26 de julho deste ano, os policiais militares efetuaram 692 prisões. Quase todas em flagrante por descumprimento de medida protetiva expedida pela Justiça.

Dessas prisões, 171 foram realizadas na capital e na Baixada Fluminense. As outras 421, que correspondem a mais de 60% do total, ocorreram na Grande Niterói e em municípios do interior.

Apesar desses números, é importante lembrar que a Patrulha Maria da Penha não foi criada para atender emergências; mas sim, para o acompanhamento de mulheres com medida protetiva.

Por isso, é fundamental o registro de ocorrência na Delegacia da Polícia Civil. Esse é o primeiro passo para a obtenção da medida protetiva.

Atualmente, além do Rio de Janeiro, pelo menos 19 estados oferecem o serviço da Patrulha Maria da Penha.

Além desse serviço, mulheres em situação de vulnerabilidade física podem recorrer ao Disque 180, onde, além de denúncias de violação de direitos e de violências, também é possível se informar sobre direitos da mulher, legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento.

Edição: Samia Mendes / Fran de Paula

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo