ONS investiga causa de apagão no Acre e em Rondônia

Publicado em 23/08/2024 - 08:21 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O apagão que atingiu Acre e Rondônia está sendo investigado. 

As queimadas podem ser uma das causas da falta de energia elétrica na região, que vive um período de seca.

O blecaute nos estados durou quase quatro horas nessa quinta-feira (22). 

O ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, informou que, às 16h47, houve interrupção da carga de 984 megawatts que atende a região Norte. 

Após o apagão, o governo criou uma sala de situação para monitorar e acelerar a retomada dos serviços, que aconteceu às 20h40. 

Logo depois, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o problema foi na transmissão e que as causas estão sendo investigadas pelo ONS. 

O Ministério ainda esclareceu que as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo o país.

Em breve o ONS deve divulgar um relatório apontando as causas do apagão.

Vale lembrar que a mudança do clima antecipou e agrava a temporada de incêndios na região amazônica, que enfrenta sua pior seca em mais de 40 anos.

Edição: Ana Lúcia Caldas - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Segurança

Lula vai convocar governadores para discutir segurança pública

Presidente Lula disse que vai discutir com seriedade uma política de segurança pública para proteger a população e sinaliza que vai debater aumento salarial para policiais. 

Baixar arquivo
Segurança

PF prende 4 pessoas acusadas de divulgar fake news de candidatos no RJ

As investigações da Polícia Federal revelaram que a quadrilha já teria influenciado, no mínimo, em três eleições municipais.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: vendas no comércio varejista cresce 0,6% de junho para julho

Na passagem de junho para julho, cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram alta. O melhor desempenho veio do setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 2,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Rede Alyne busca diminuir mortalidade materno infantil

Rede Alyne, atualização da Rede Cegonha, observa as desigualdades étnico-raciais e regionais das populações atendidas. Os investimentos do programa passa de R$ 4 bilhões e beneficiará mais de 30 milhões de mulheres.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Prefeitura de Manaus decreta situação de emergência por causa da seca

A medida coloca Manaus, a sétima cidade mais populosa do país, com quase 2,3 milhões de habitantes, na lista dos municípios que devem receber recursos do Governo Federal para enfrentar a estiagem que atinge a região.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão

A vegetação está queimando intensamente nas duas últimas semanas por causa do tempo seco e dos ventos intensos na região, o que aumenta a possibilidade de queimadas.

Baixar arquivo