logo Radioagência Nacional
Geral

RS: Lula diz que toda família atingida pela enchente terá sua moradia

Baixar
Sayonara Moreno, repórter da Rádio Nacional
16/08/2024 - 11:01
Brasília
16.08.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista à Rádio Gaúcha. Porto Alegre - RS.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
© Ricardo Stuckert / PR

De passagem pela quinta vez, no Rio Grande do Sul, desde o início dos estragos causados pelas enchentes, o presidente Lula disse nesta sexta-feira, 16, que toda família vai ter moradia. Parte delas, de graça.  

A declaração foi dada antes de Lula participar das entregas, durante entrevista concedida à Rádio Gaúcha, em Porto Alegre.

Nesta sexta, o presidente entrega mais de 250 moradias para famílias que perderam tudo na enchente. As entregas fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida. Além disso, Lula vai adiantar a entrega de casas compradas pelo governo, no programa Compra Assistida.  

Ainda na entrevista à emissora local, Lula voltou a comentar sobre o impasse gerado com as eleições na Venezuela, e pediu, mais uma vez, a divulgação das atas. Segundo ele, “a Venezuela vive um regime muito desagradável”.  

Sobre a política, no Brasil, o presidente Lula disse ser a favor das chamadas “emendas impositivas” desde que não sejam secretas. E acrescentou que este impasse pode ser uma oportunidade de governo e congresso chegarem a um acordo.  

Lula ainda defendeu mudanças na execução das emendas impositivas e que os valores sejam compartilhados entre os parlamentares da bancada, não individuais. 

Ao lado do Ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, Lula disse que espera concluir as principais demandas do estado gaúcho, até setembro, para que Pimenta volte ao posto de Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência.

Assinada em maio, a Medida Provisória, que cria a secretaria extraordinária pode perder a validade, caso não seja votada até o mês que vem. 

x