AGU cria grupo para combater crimes ambientais

Publicado em 18/09/2024 - 12:43 Por José Carlos Andrade - Brasília

Em meio aos incêndios florestais pelo país, a Advocacia-Geral da União criou nesta quarta-feira (18) um grupo estratégico para combater crimes ambientais. É o AGU Enfrenta, que tem por objetivo contribuir para a responsabilização civil, administrativa e criminal de condutas prejudiciais ao ecossistema e também auxiliar na articulação entre órgãos públicos, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Poder Judiciário.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18), o Grupo de Enfrentamento Estratégico aos Ilícitos e Crimes Ambientais deverá atuar de forma coordenada com outro grupo, o AGU-Recupera, criado para adotar medidas jurídicas de proteção dos biomas e do patrimônio cultural brasileiro.

Edição: Nadia Faggiani - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Correios lançam selo e carimbo em homenagem a Paulo Freire

Nesta quinta-feira (19), data de aniversário de nascimento do educador e filósofo Paulo Freire, ocorre o lançamento das peças, simultaneamente, nas capitais de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Geral

Operação tira do ar sites e streaming ilegais em seis países

Uma operação contra a pirataria nesta quinta-feira tirou do ar 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais.

Baixar arquivo
Geral

Secretaria descarta aumento de passageiros no Santos Dumont

A Secretaria Nacional de Aviação Civil destacou também que o ofício com a proposta sugerida pelo Tribunal de Contas da União foi apenas para consulta e avaliação da Infraero e da Anac.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

O homem foi preso em casa, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, durante a Operação Arquivo Proibido, que combate a posse e a divulgação de imagens e vídeos de pornografia infantojuvenil pela internet.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Flora Paru, no Pará, pode ser transformada em reserva intocada

O objetivo é oferecer proteção integral às árvores gigantes da Amazônia, entre as quais uma da espécie Angelim Vermelho, com 88,5 metros, considerada a árvore mais alta da América Latina

Baixar arquivo
Segurança

Operação da PF mira em quadrilha especializada em migração ilegal

As investigações identificaram um esquema criminoso que pode ter enviado mais de 70 pessoas para os Estados Unidos.

Baixar arquivo