AGU entra com primeira ação por danos climáticos na Amazônia

Publicado em 17/09/2024 - 08:40 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sucessivas infrações ambientais registradas em mais de sete mil hectares de área de unidade de conservação na Floresta Amazônica, no Pará, levaram a Advocacia-Geral da União e o ICMBIO, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a moverem a primeira ação por danos climáticos do país.

Na ação encaminhada à Justiça Federal do Pará, o ICMBio, representado pela AGU, pede a indenização de R$ 635 milhões para a reparação dos prejuízos causados no Parque Nacional do Jamanxim, na Amazônia, um dos que mais sofrem com o desmatamento.

Os danos foram causados além do desmatamento, por queimadas, aplicação de herbicidas, introdução de espécies exóticas, destruição de áreas de preservação permanente e pelo impedimento à regeneração da vegetação nativa para a criação de gado.

Durante a fiscalização, os agentes do ICMBio flagraram cerca de 3 mil cabeças de gado nas áreas desmatadas. Os animais não tinham registro na vigilância agropecuária do Pará. As fazendas irregulares foram multadas e embargadas pelo Instituto.

Na ação, os órgãos pediram à Justiça que a área seja desocupada em 30 dias.  

O valor da indenização foi calculado a partir do custo social da emissão de gases do efeito estufa resultante dos danos ambientais. A quantidade de emissões provocada pela degradação na área foi estimada em 1.139.075 toneladas de carbono.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, ressaltou que o governo federal será rigoroso na punição dos crimes ambientais e vai buscar a responsabilização de todos os infratores.

Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça orienta sobre votos de presos provisórios

Caberá aos juízes eleitorais disponibilizarem, nas prisões onde houver presos provisórios, um local e seções de votação. Além disso, as autoridades públicas não poderão dificultar ou impedir o direito desses presos de votar e ser votado.

Baixar arquivo
Educação

Justiça determina que estudantes desocupem reitoria da Uerj em 24h

As aulas na universidade estão suspensas. Os estudantes ocupam a reitoria desde o dia 26 de julho. Eles são contra às mudanças na concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil a alunos da graduação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pesquisa aponta ação coordenada em incêndios no Distrito Federal

Os dados mostram que a fumaça na capital federal começou com incêndios em diferentes pontos do DF e não apenas no Parque Nacional de Brasília.

Baixar arquivo
Geral

Mulheres ganharam 20,7% menos que os homens em 2023

A desigualdade salarial entre homens e mulheres piorou no segundo Relatório de Transparência Salarial, divulgado nesta quarta-feira (18) pelo governo federal.

Baixar arquivo
Geral

AGU cria grupo para combater crimes ambientais

O AGU Enfrenta tem por objetivo contribuir para a responsabilização civil, administrativa e criminal de condutas prejudiciais ao ecossistema e também auxiliar na articulação entre órgãos públicos, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Poder Judiciário.

Baixar arquivo
Geral

Maioria das indústrias implementou alguma prática ambiental em 2023

Maioria das indústrias brasileiras de médio e grande porte implementou algum tipo de iniciativa ou prática ambiental em 2023, segundo levantamento do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Baixar arquivo