Saiba como a internet pode ser ferramenta de prevenção ao suicídio

Publicado em 10/09/2024 - 07:41 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Milena é universitária e não tem rede social. "Não sinto falta de postar fotos minhas, não sinto falta de ver as postagens dos outros. É um mundo separado da realidade. Sabe, é diferente da vida real, é um mundo de estereótipos e mais do que isso é de muita exposição.

Maria Eduarda também é universitária e escolheu ter rede social.

"Eu tenho o WhatsApp, eu tenho Instagram, eu tenho Tik Tok. Mas eu sou bem criteriosa com os conteúdos que eu assisto".

Muitos estudos associam a dependência da internet, em alguns casos, a transtornos mentais como depressão e ansiedade. 

As redes sociais podem ser prejudiciais dependendo do uso, como alerta a psicóloga Karen Scavacini do Instituto Vita Alere de prevenção ao suicídio.

"Então, elas podem ter o uso tanto que pode ser positivo em alguns lados, como ser mais delicado ou até prejudicial para outras pessoas. É difícil a gente estabelecer o que começa antes, é um uso excessivo da tecnologia que leva a questões de saúde mental ou como influencia as questões de saúde mental, ou as pessoas já estão lidando com questões de saúde mental e acabam fazendo o uso excessivo das redes por conta disso".

Diversos estudos identificam efeitos positivos na prevenção ao suicídio: fóruns de discussão, tratamentos online e busca de informações na internet. As terapias virtuais também permitem que os pacientes tenham acesso a profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, sem sair de casa. Novas terapias online também têm sido desenvolvidas, como explica Karen Scavacini.

“Hoje tem muitas terapias virtuais começando a serem desenvolvidas para alguns tipos de atendimento específicos, como pessoas com transtorno de estresse pós-traumático, o uso de games para ajudar crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Então, a tecnologia é promissora no sentido de oferecer novos tratamentos e formas alternativas ou complementares de tratamento à saúde mental.”

O Vita Alere oferece, na internet, materiais como um baralho para ser usado em sala de aula e cartilhas sobre prevenção ao suicídio. Tudo de graça.   

Tem ainda o Mapa da Saúde Mental, mapasaudemental.com.br, que mostra onde a pessoa pode encontrar ajuda perto dela. Dentro dele, o mapa da tecnologia, para quem passou ou está passando por violência online.

Para Irena Duprat, que fez o estudo sobre internet e ideação suicida de universitários, é preciso uma conscientização sobre o uso das redes. Afinal, a tecnologia veio para ficar.

"É inevitável que a internet faz parte da vida de todo mundo. Ela traz benefício, a gente não pode pensar só no lado negativo. Ela é uma das maiores revoluções tecnológicas dos últimos 20 anos, mas como tudo em excesso pode trazer algo prejudicial, ela também pode Então, a gente precisa é trabalhar essa conscientização do uso com moderação. É saber até onde esse uso pode realmente trazer benefícios ou malefícios".

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, de 2000 a 2019, o suicídio foi a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo.

E se você está passando por um momento difícil, procure ajude especializada, nos Centros de Atenção Psicossocial e Unidades Básicas de Saúde ou no Centro de Valorização da Vida, o CVV, no 188 ou pela internet.

Rádio Nacional apresenta um Série Especial com três episódios sobre saúde mental. As matérias serão publicadas de 9 a 11 de setembro. Essa é a segunda da série. Confira a relação completa abaixo:

1. Especial da Rádio Nacional aborda Setembro Amarelo e saúde mental

2. Saiba como a internet pode ser ferramenta de prevenção ao suicídio

3. Programa da UFF foca na saúde mental dos universitários

Edição: Paula de Castro - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo
Segurança

97% das mulheres brasileiras sentem medo ao se deslocarem pela cidade

Mulheres entrevistadas na pesquisa também apontam ausência de políticas públicas que poderiam tornar o deslocamento mais seguro

Baixar arquivo
Esportes

Duelo brasileiro abre jogos das quartas de final da Copa Sul-Americana

Fortaleza e Corinthians se enfrentam a partir das 21h30, na Arena Castelão, na capital cearense.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF alerta para colapso de recursos hídricos no Rio de Janeiro

Ministério Público Federal pede que se considere as informações da nota técnica ao tomar decisões sobre o licenciamento ou a realização de obras relacionadas à transposição ou alteração da vazão do Rio Paraíba do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Conexão do Bem leva arte para o ambiente hospitalar no Rio de Janeiro

Ao som de clássicos da música brasileira e marchinhas de carnaval, a equipe encena cortejos musicais e teatrais, levando momentos de descontração e tornando mais leve a rotina de pacientes e profissionais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios na Amazônia produziram 31,5 mi de toneladas de CO2

Os incêndios que queimaram quase 2,5 mi de hectares na Amazônia, entre junho e agosto deste ano, emitiram 31,5 mi de toneladas de gás carbônico na atmosfera. É quase o total de poluentes que um país como a Noruega leva um ano inteiro para emitir: 32,5 mi.

Baixar arquivo