![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Manaus (AM), 22/11/2023, Posto de combustível flutuante para barcos encalhado na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, devido ao nível baixo do rio Igarapé Tarumã-açu, na maior seca em 121 anos que Manaus vem sofrendo. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A seca que atinge o Estado do Amazonas já é considerada a pior de todos os tempos, com recordes negativos para região.
A cota do Baixo Solimões em Manacapuru atingiu o nível mais baixo já registrado no município, com 2,90 metros , 21 centímetros abaixo da marca histórica anterior.
A seca mais severa na região do Baixo Solimões foi em 25 de outubro de 2023, quando o rio chegou a 3,11 metros.
No Alto Solimões também já havia alcançado a menor cota da cidade de Tabatinga com -2,30 metros registrado nessa segunda-feira.
No Amazonas, o percurso do Rio Solimões é dividido em três trechos, calha do Alto, médio e baixo Solimões.
Já o Rio Negro chegou nesta terça-feira (1º) a cota de 13,05 metros, a 35 centímetros da marca recorde de seca registrada em 2023, quando o rio chegou a 12,70 metros.
O Amazonas enfrenta pelo segundo ano consecutivo a pior seca de todos os tempos.
A estiagem de 2024 supera o número de pessoas afetadas pela seca histórica do ano passado.
O boletim sobre a estiagem divulgado pela Defesa Civil mostra que o número de pessoas atingidas pela descida das águas subiu para mais de 747 mil em todo o estado.
Segundo órgão, são aproximadamente 187 mil famílias prejudicadas.
O número de afetados já supera o registrado na seca recorde do ano passado quando 633 mil pessoas foram atingidas pela estiagem - cerca de 158 mil famílias.
Todos os 62 municípios estão em estado de emergência devido a seca, fumaça e focos de incêndios que atingem a região.
![Antonio Cruz/Agência Brasil Agência Brasil 30 Anos - Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada toma as ruas da cidade](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva discursa na abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 13/02/2025 - Prédio de Três andares desaba na Rua Pedro Osório Filho, na Vila Nova Cachoeirinha.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![André Frutuoso/Divulgação Salvador (BA), 13/02/2025 - Noite da Beleza Negra: concorrentes ao título de Deusa do Ébano 2025. Foto: André Frutuoso/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)