Lira oficializa apoio a Hugo Motta para presidente da Câmara
O presidente da Câmara, Arthur Lira, oficializou apoio à candidatura do deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, ao comando da Casa nas eleições de fevereiro do ano que vem. E determinou a criação de uma comissão especial para analisar o projeto da anistia. A medida veio, segundo ele, como forma, de evitar que as discussões contaminem a disputa à sucessão na Casa.
No pronunciamento, feito na porta da residência oficial, Lira estava ao lado do próprio Hugo Motta e de outros parlamentares aliados.
A eleição para a presidência da Câmara ocorre em fevereiro. Arthur Lira não pode se reeleger, por isso, a expectativa com relação ao nome que ele iria apoiar. Aliás, essa eleição vinha sendo usada como moeda de troca e contaminando as discussões - e votação - do projeto que trata da anistia aos condenados pelos atos golpistas. Com análise inicialmente marcada para esta terça-feira (29) na Comissão de Constituição e Justiça, o assunto saiu de pauta. E vai ser novamente colocada em discussão na Comissão Especial.
A proposta praticamente volta à estaca zero. Os líderes terão, agora, de indicar os integrantes da comissão. Presidente e relator também precisarão ser definidos, além de um cronograma de trabalho. Depois de analisada na comissão, ela segue para votação em Plenário.