Mais que um dia para presentear os pequenos, o Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12), pode ser uma ocasião única para reforçar o afeto e cuidado em família com as crianças. Para garantir que a data seja cheia de memórias, a psicopedagoga Flavia Caetano sugere que os pais podem separar o dia para fazer uma programação especial em família longe das telas.
“Tem uma infinidade de brincadeiras que os pais podem fazer com as crianças, como piquenique, gincana, caça ao tesouro, dança das cadeiras, jogos de tabuleiro, cozinhar, jogo da memória e aquele jogo Twister. São brincadeiras simples, não são difíceis de fazer. Tenho certeza de que muitos pais conhecem todas essas, e é um ótimo momento para estar reunido com a família”.
A confeiteira Luiza Pontes, mãe do Enzo Marques, de sete anos, diz que nesse Dia das Crianças pretende fazer um piquenique ao ar livre, na ocasião ainda farão um passeio de bicicleta. Para ela é importante criar um dia memorável em família.
"Vou levar ele para passear comigo e com o pai dele. Acho que é importante e pode ser um dia legal para ele lembrar, criando uma lembrança memorável".
Já a procuradora federal Valeska Valentim, mãe da Lívia, de 6 anos, e do Felipe, de 9, conta que costuma passar o Dia das Crianças em viagens com os filhos, além de proporcionar passeios ao boliche e piqueniques ao ar livre. A mãe também afirma que os filhos costumam escolher um presente no dia 12, mas faz questão de não reforçar que é por conta do Dia das Crianças.
"A gente tentar não associar que o Dia das Crianças vai ser um presente, mas a gente tenta fazer um dia em que as crianças escolham as atividades que elas gostam. Assim, nesse dia, a gente vai fazer um passeio bacana. Varia bastante, tem vezes que eles querem almoçar de piquenique lá fora, no bosque. Assim, não é necessariamente algo caro, mas eles gostam desse dia. Ah, vamos almoçar de piquenique! A gente já prepara, tem uns tapetes e tudo mais, e aí a gente vai almoçar de piquenique. Sabe, eles gostam bastante!".
A especialista Flavia Caetano ainda afirma que esses momentos em família servem para gerar boas memorias durante a infância e garante qualidade para a saúde emocional das crianças.
*Com supervisão de Sheily Noleto. Sonoplastia de Jailton Sodré.