Radioagência Nacional celebra 20 anos abastecendo rádios pelo Brasil
A Radioagência Nacional está celebrando 20 anos nesta sexta-feira (11). Desde sua criação, o veículo tem se dedicado a oferecer, gratuitamente, uma ampla gama de conteúdos para emissoras de todo o Brasil, incluindo rádios comunitárias, públicas, universitárias e privadas. Os usuários podem baixar diversos conteúdos produzidos pelo Radiojornalismo da EBC, pela equipe da Radioagência Nacional, pelas rádios parceiras e pela Agência Brasil, como detalha a coordenadora da Radioagência e Jornalismo Web, Izabella Silveira.
Diariamente oferecemos matérias, boletins, entrevistas. Temos conteúdos especiais, como os programetes e os podcasts que são reconhecidos pela sociedade, premiados. Considerando a quantidade de vazios informacionais que temos no país, locais onde as notícias não chegam, a Radioagência é uma grande ferramenta para outras rádios, democratizando a informação e garantindo um direito básico para outros brasileiros.
O alcance dos materiais se estende a capitais e áreas rurais, acessíveis através de computadores, celulares ou rádios de pilha. Mensalmente, o conteúdo é replicado mais de 500 mil vezes por cerca de 300 mil usuários, impactando milhões de ouvintes. O coordenador de programação da rádio da Universidade Federal do Recife, Helder Ferreira, enaltece a parceria com a Radioagência.
Rádio UFES FM é grande parceira da Empresa Brasil de Comunicação desde a época da Radiobrás. Vimos evoluir cada vez mais com tecnologia e reportagens especiais da Radioagência Nacional ao longo desses anos. Eu fico muito feliz de ter essa parceria duradoura e vitoriosa da rádio UFES com a Radioagência Nacional.
Além da quantidade, a versatilidade e a qualidade do que é produzido também são reconhecidas por diversas entidades, como ressalta a editora da Radioagência, Sumaia Villela.
É uma alegria ver a Radioagência sendo reconhecida por trabalhos em novos segmentos, como podcasts. O "Sala de Vacina" foi premiado agora pela Sociedade Brasileira de Imunizações e pela Organização Panamericana de Saúde. Ele também foi indicado pelo Mais Admirados de Saúde do Prêmio Einstein, junto de outro podcast, o "Histórias Raras". E a gente tem ainda uma premiada no Mais Admirados Jornalistas Negros e Negras, Beatriz Arcoverde. Isso sem deixar de lado nossa missão de distribuir conteúdos de qualidade para as rádio do país.
Ao longo dessas duas décadas, a cobertura da Radioagência Nacional abrangeu eventos nacionais e internacionais, produzindo reportagens sobre política, economia, cultura, saúde, ciência e outros temas de relevância social. Com um foco especial nas regiões menos representadas pela grande mídia, como o Norte e o Nordeste, o veículo busca democratizar o acesso à informação, promovendo a diversidade de vozes e refletindo a pluralidade do Brasil.