![Bruno Peres/Agência Brasil Valparaíso (GO), 06/10/2024 - Eleitores durante dia de votação nas eleições 2024. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Atenção, eleitor! Para votar neste segundo turno das eleições municipais, é preciso apresentar um documento com foto na seção eleitoral.
Os documentos oficiais aceitos são: carteira de identidade ou a identidade social; passaporte; certificado de reservista; CNH; carteira de trabalho física ou carteira profissional reconhecida lei.
Todos os documentos podem estar na forma digital, desde que tenham a foto que identifique o eleitor. Assim, a carteira de trabalho digital não será aceita para identificação.
Já o uso do aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só será válido para quem já fez o cadastro biométrico, que tem a foto do eleitor registrada.
Caso o eleitor queira usar o título de eleitor em papel, que não é obrigatório, ainda será preciso apresentar um documento oficial com foto.
Certidões de casamento ou de nascimento, por não possuírem foto, não serão aceitas para identificação. Isso tudo para garantir a segurança do processo eleitoral.
Neste domingo, 51 municípios terão 2º turno para prefeito, sendo 15 capitais. Quase 34 milhões de brasileiros estão convocados para esta fase da eleição.
O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos. No caso de maiores de 70 e pessoas de 16 e 17 anos, além dos analfabetos, o voto é facultativo.
![Polícia Federal/divulgação Brasília (DF) 18/10/2024 - PF faz nova ação para combater corrupção de fiscais da ANTT
Foto: Polícia Federal/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 16/01/2025 - O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/CHINA STRINGER NETWORK/direitos reservados Um funcionário trabalha na linha de produção de uma fábrica de montadora chinesa](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo / Arquivo Agência Brasil Polícia Federal capa](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Valter Campanato/Agência Brasil Com o aumento do uso da internet por adolescentes o compartilhamento de fotos íntimas se tornou um perigo para muitos jovens que não medem os riscos dessa exposição](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)