Mapa apreende 10,5 toneladas de arroz em supermercado de SP
![Marcello Casal JrAgência Brasil Arroz](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Cerca de 2.119 pacotes de 5 quilos de arroz fora da classificação foram apreendidos, no fim de outubro durante fiscalização de rotina dos ficais do Ministério da Agricultura e Pecuária, em uma rede de supermercados na cidade paulista de Araraquara. Os produtos vão retornar à indústria para reprocesso.
Na embalagem, dizia que se tratava de arroz classe longo fino e tipo 1, mas em análise fiscal, foi constatado que era tipo 3.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma instrução normativa de 2009, o limite total de quebrados e quireras, que são os grãos defeituosos, é de 7,5% do peso. Porém, nos lotes fiscalizados o arroz quebrado representava 24,59% do peso, ou seja, mais de três vezes o permitido para o tipo 1. Essa irregularidade é considerada fraude ao consumidor.
A responsabilidade, no caso, é da empresa que embalou as 10,5 toneladas de arroz, estabelecida no Rio Grande do Sul. E que segundo o Ministério da Agricultura, a empresa é reincidente no registro de infrações.
O Mapa só vai divulgar o nome da empresa , após o encerramento do processo administrativo, mas reforça que ela terá todos os direitos de defesa concedidos.
Segundo os fiscais, a empresa terá oportunidade de requerer análise pericial e, em caso de confirmação da irregularidade, terá que substituir os lotes dos produtos tipo 3 pelo tipo 1.
O Mapa solicita aos consumidores que suspeitarem da qualidade de produtos vegetais ou com essa origem, encontrados no comércio, que denunciem na plataforma Fala BR que pode ser encontrada no site gov.br/agricultura.
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 07/02/2025 - Ar condicionado. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Magé (RJ), 15/10/2024 - Exemplar do mangue-vermelho (Rhizophora mangle), também conhecido como sapateiro, em manguezal na Piedade banhado pelo Rio Majé, que desagua na Baía de Guanabara. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 11/12/2023 – A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 31/12/2024 – Customização de armas de fogo e treinamento em um clube de tiro.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Porto de Santos O Porto de Santos responde por quase 30% da balança comercial do país. Importação, exportação, balança comercial, porto, navio, container, comércio exterior - Foto: Divulgação/Porto de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Paramirim (BA), 07/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Estação de Tratamento de Água de Paramirim. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)