Réveillon em Copacabana terá mudanças no trânsito e megashow
Começam nesta terça-feira as interdições na Avenida Atlântica, onde fica a praia de Copacabana, palco do réveillon mais famoso do Brasil. A via será totalmente interditada para o tráfego de veículos a partir das 8 horas da manhã da véspera do Ano Novo.
Haverá pontos de bloqueio para revista policial de pedestres nas 17 ruas que dão acesso à avenida. Dois milhões e meio de pessoas devem participar da festa da virada na capital fluminense.
É proibido o acesso à festa com itens que possam causar perfurações ou cortes, incluindo garrafas de vidro. O monitoramento da segurança pela Polícia Militar contará com 78 torres ao longo da praia e câmeras de reconhecimento facial. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, elogiou o modelo de segurança para grandes eventos adotado pela Polícia Militar do Estado nos últimos dois anos.
A "Princesinha do Mar" terá três palcos para a festa de Réveillon: o palco Leme, com programação para o público gospel; o palco Rio, o principal, praticamente todo em LED; e o palco Samba, com formato de pandeiro. Entre as atrações estão Caetano Veloso e Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Anitta, Dudu Nobre e Marcelo D2. Segundo Eduardo Paes, esta é uma das maiores seleções de artistas da história do Réveillon do Rio.
A Marinha será responsável pela inspeção das dez balsas usadas para a queima de fogos, que terá duração de 12 minutos a partir da meia-noite. Seis navios de cruzeiro foram autorizados a fundear em frente à Praia de Copacabana para acompanhar o espetáculo no mar. A Marinha também deve inspecionar entre 200 e 300 embarcações de menor porte para que possam ancorar próximo à praia.
As interdições no bairro de Copacabana já têm início nesta segunda-feira, com suspensão de três mil vagas de estacionamento a partir das 18h. Ônibus fretados só podem entrar no bairro até a meia-noite. A prefeitura reforça que o transporte público é a melhor maneira de acessar a festa.
A entrada de veículos de passeio no bairro de Copacabana será proibida a partir das 19h30 do dia 31. Apenas táxis e ônibus urbanos poderão circular até as 22h, quando a entrada de veículos será completamente bloqueada.
O bilhete do metrô, que custa R$ 7,50, utiliza tecnologia digital com QR Code e pode ser comprado por aplicativo ou pelo site do MetrôRio até as 18h desta terça-feira. Quem ainda está pensando em ir à festa deve se apressar, pois, caso se esgotem, as vendas podem ser encerradas antes.