logo Radioagência Nacional
Geral

Saiba como proteger eletrodomésticos de descargas elétricas

Baixar
Nathália Maciel - estagiária da Rádio Nacional*
30/12/2024 - 19:53
Brasília
Governo reduz IPI de eletrodomésticos da linha branca, geladeiras; comércio. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O final do ano se aproxima, e a empolgação com as férias pode fazer com que os cuidados com os eletrodomésticos passem despercebidos. A preocupação aumenta quando se leva em consideração as chuvas intensas típicas da época.

O relatório do Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligado ao INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - mostra que o Brasil é recordista mundial em descargas elétricas, são mais de 77 milhões de raios todos os anos. Por isso, segundo o engenheiro elétrico Luciano Duque, ao se ausentar por muitos dias de casa, é importante tomar alguns cuidados com os utensílios que ficam na tomada.

Primeiro, é preciso verificar se as instalações da residência possuem o Dispositivo de Proteção contra Surtos, que deve ser instalado tanto no quadro geral de distribuição de energia da casa quanto nas tomadas. Esse serviço pode ser feito por um profissional da área, segundo Duque.

"Essa tomada deve ter esse dispositivo de proteção contra surtos elétricos. Ele vai evitar em caso de uma descarga induzida pela rede elétrica. Ele evita que seu equipamento seja danificado. Viajou, todo o equipamento eletroeletrônico, aconselho que todos retirem da tomada. Menos, claro, a geladeira - que sempre tem alimento dentro. E não tem problema de você remover os equipamentos eletroeletrônicos."

Luciano Duque diz que verificar com frequência as instalações elétricas com um profissional pode ser um bom caminho para proteger o lar dos surtos elétricos.

*Com supervisão de Roberta Lopes. 

x