Executivo confirma reajuste para servidores federais

Os servidores públicos do Executivo Federal vão receber, no próximo dia 2 de maio, o reajuste salarial retroativo a janeiro. A confirmação é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Segundo a pasta, o reajuste vai significar recomposição salarial para 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da União.
No ano passado, não houve atualização e, em 2023, o reajuste salarial concedido pelo governo aos servidores do executivo federal foi de 9%.
Os percentuais de aumento serão os previstos em Medida Provisória editada no fim do ano passado, conforme negociações do governo com as diversas carreiras do funcionalismo.
Com o atraso na aprovação do Orçamento Geral da União de 2025, pelo Congresso, o aumento acertado no ano passado não pôde ser pago. Após a aprovação e sanção do Orçamento, o pagamento do reajuste foi confirmado.
Além do aumento salarial, está prevista atualização nos planos de carreira. Houve ainda reestruturação do serviço público federal, com a substituição de quase 15 mil cargos considerados obsoletos por funções.
*Com informações da Agência Brasil





