INSS: Haddad diz que governo busca caminho para reparar aposentados

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta quarta-feira (30), que o governo federal busca um caminho para a reparação dos aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos.
Fernando Haddad afirmou que a Controladoria Geral da União e a Advocacia Geral da União ainda estudam uma maneira de fazer essa devolução.
Na Câmara dos Deputados, a Oposição diz que já tem assinaturas para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as fraudes no INSS.
O líder da oposição, o deputado Zucco, do PL gaúcho, disse que o presidente da Câmara, Hugo Motta, vai analisar a instalação da CPI.
O líder do governo, deputado Lindbergh Farias, do PT do Rio, diz que uma CPI comandada pela oposição não vai resultar em um aprofundamento das investigações.
Na última semana, uma operação da Polícia Federal revelou um esquema de descontos não autorizados de aposentados e pensionistas do INSS para associações e entidades de classe. Com a operação, o presidente Lula determinou a demissão do presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto.
Segundo a CGU, entre 2019 e 2024, foram mais de R$ 6 bilhões descontados dos aposentados. Contudo, ainda não se sabe quanto desse valor foi feito de forma irregular.





