logo Radioagência Nacional
Internacional

Há 200 anos, Napoleão Bonaparte fugia de Elba para reconquistar a França

Baixar
Apresentação Dilson Santa Fé
26/02/2015 - 07:30
Brasília

Em 1815, Napoleão Bonaparte executava um audacioso plano de fuga que o permitiu sair de Elba, uma ilha no mediterrâneo há 20 quilômetros da costa da Itália, para reconquistar a França. Em Elba, Napoleão ficou exilado depois de uma invasão mal planejada à Rússia em pleno inverno. Voltou com apoio da população francesa, que não queria a recapitulação dos antigos direitos da nobreza.

 

O período conhecido como os Cem Dias (também chamado de Cem Dias de Napoleão ou Governo dos Cem Dias) marca o período do retorno do imperador francês Napoleão I ao poder. Este período viu o último grande conflito das Guerras Napoleônicas, após a derrota de Napoleão na batalha de Waterloo. Os aliados marcharam em Paris novamente e mais uma vez reinstauraram a monarquia dos Bourbon no poder. Bonaparte foi levado ao exílio novamente. Desta vez, os britânicos decidiram exila-lo ainda mais longe do continente europeu, o mandando para a ilha de Santa Helena, onde ele ficaria até sua morte em maio de 1821.

 

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

x