Há 200 anos, Napoleão Bonaparte fugia de Elba para reconquistar a França

Publicado em 26/02/2015 - 07:30 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Em 1815, Napoleão Bonaparte executava um audacioso plano de fuga que o permitiu sair de Elba, uma ilha no mediterrâneo há 20 quilômetros da costa da Itália, para reconquistar a França. Em Elba, Napoleão ficou exilado depois de uma invasão mal planejada à Rússia em pleno inverno. Voltou com apoio da população francesa, que não queria a recapitulação dos antigos direitos da nobreza.

 

O período conhecido como os Cem Dias (também chamado de Cem Dias de Napoleão ou Governo dos Cem Dias) marca o período do retorno do imperador francês Napoleão I ao poder. Este período viu o último grande conflito das Guerras Napoleônicas, após a derrota de Napoleão na batalha de Waterloo. Os aliados marcharam em Paris novamente e mais uma vez reinstauraram a monarquia dos Bourbon no poder. Bonaparte foi levado ao exílio novamente. Desta vez, os britânicos decidiram exila-lo ainda mais longe do continente europeu, o mandando para a ilha de Santa Helena, onde ele ficaria até sua morte em maio de 1821.

 

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Nova remessa de IFA chega ao Rio de Janeiro hoje à tarde

A previsão é que o avião com o insumo, vindo da China, desembarque à tarde, no Aeroporto Internacional do Galeão. De acordo com a Fiocruz, o ingrediente será suficiente para assegurar entregas semanais da vacina Oxford/AstraZeneca até o dia 16 de julho. 

Baixar arquivo
Geral

MP e polícia civil fazem operação no Rio contra tráfico de drogas

O tráfico de drogas no sul do estado do Rio de Janeiro está na mira da Polícia Civil e do Ministério Público nesta quarta-feira (23).  Cerca de 200 a

Baixar arquivo
Economia

Receita Federal abre consulta a 2º lote de restituição do IRPF

A Receita Federal abriu, nesta quarta-feira, dia 23, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021.

O crédito bancário para mais de 4 milhões de contribuintes será realizado no dia 30 de junho, no valor total de R$ 6 bilhões.

Baixar arquivo
Economia

Plano Safra terá mais de R$ 251 bilhões em créditos para produtores

O valor representa alta de 6,3% em relação à edição anterior.

Baixar arquivo
Esportes

Copa América: Brasil e Colômbia jogam nesta quarta-feira

Equador e Peru se enfrentam hoje (23) pela Copa América, às 18h. E às 21h, o Brasil joga contra a Colômbia. Os detalhes com Bruno Mendes.

Baixar arquivo
Esportes

Japão registra primeiro caso de covid-19 entre delegações olímpicas

Um treinador da equipe ugandesa testou positivo para covid-19, na chegada ao Aeroporto Internacional de Narita.

Baixar arquivo