logo Radioagência Nacional
Internacional

Norte-americanos apontam pré-candidatos à presidência

Baixar
Leandra Felipe
01/03/2016 - 10:05
Atlanta (EUA)

Na Super Terça da corrida presidencial dos Estados Unidos, deste 1º de março, eleitores democratas e republicanos escolhem delegados para as convenções partidárias e apontam os pré-candidatos que querem ver na disputa.


Ao todo, dez estados, entre eles o Alabama, Georgia, Tennessee  e Texas participam do processo. Serão eleitos 860 delegados dos democratas e 660 republicanos.


A Super Terça é considerada um dos eventos mais importantes da primeira fase das eleições presidenciais nos Estados Unidos. É a etapa que elege o maior número de delegados.


O resultado de hoje pode dar um panorama sobre as condições de cada pré-candidato. Os vitoriosos tendem a se consolidar e os piores colocados a desistir da corrida.


Para os democratas, a Super Terça vai servir para mostrar o fôlego de Hillary Clinton. Em alguns estados do Sul, ela tem amplo apoio da população negra e dos latinos, que reconhecem nela a sucessora natural de Barack Obama.


Mas algumas pesquisas mostraram que o senador Bernie Sanders com forças em outras regiões. Na sondagem nacional, Hillary Clinton aparece com quase 20% à frente de Sanders.


Já entre os republicanos, as pesquisas apontam o favoritismo de Donald Trump. Numa sondagem desse fim de semana, o empresário aparece três vezes mais pontos do que a soma de intenções de votos para Marco Rubio e Ted Cruz.

x