Milhares de cubanos enfrentam enormes filas no segundo dia de homenagens a Fidel

Cuba

Publicado em 29/11/2016 - 09:23 Por Monica Yanakiew - Buenos Aires

Pelo segundo dia consecutivo, milhares de cubanos se despedem hoje (29) de Fidel Castro. O líder revolucionário morreu na semana passada, aos 90 anos. Suas cinzas foram levadas ao Memorial José Martí, que abriu suas portas ao público nessa segunda-feira (28).

 

As pessoas enfrentaram horas de fila para homenagear Fidel e assinar um juramento prometendo dar continuidade aos seus ideais e ao socialismo no país. Fideral entrou para a história há 57 anos, quando liberou uma revolução contra a ditadura de Fulgêncio Batista e desafiou os Estados Unidos, instalando o Partido Comunista no poder.

 

Fidel governou Cuba até renunciar à Presidência, em 2008, a favor do irmão Raúl Castro. A pequena ilha, que fica a menos de 150 quilômetros da costa norte-americana, resisitu a pressões políticas e ao boicote econômico até hoje.

 

O presidente Raúl Castro decretou nove dias de luto. A cerimônia de despedida em Havana termina hoje à noite com um grande ato público na Praça da Revolução. Amanhã (30), os restos mortais de Fidel serão levados por uma caranava que vai percorrer o país durante dias até o funeral de estado no domingo (4).

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não irá ao enterro. A política dele de reaproximação com Cuba está sendo questionada por seu sucessor, Donald Trump, que assume em 20 de janeiro. Trump ameaçou revogar o acordo negociado há dois anos por Obama e Raúl Castro para acabar com mais de meio século de guerra fria.

 

Na campanha eleitoral, Trump prometeu exercer pressão sobre Cuba para acelerar uma abertura ecônomica e política no páis. Para os dissidentes cubanos, Fidel era um ditador que não tolerava qualquer oposição, e Raúl Castro representa a continuidade do regime.

 

As Damas de Branco, que há 13 anos protestam contra o governo em Cuba, cancelaram a manifestação semanal para evitar tensões, mas convocaram uma manifestação na quarta-feira (30), em Miami, onde vive uma grande comunidade cubana.

 

Aqui em Buenos Aires, muitos fizeram fila em frente à embaixada cubana, para prestar homenagem a Fidel, o homem que, junto com o revolucionário argentino Ernesto Che Gueavara, colocou Cuba no mapa e inspira uma geração de jovens na América Latina.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo