Novo acordo de paz entre governo colombiano e Farc é enviado ao Congresso

Internacional

Publicado em 25/11/2016 - 08:43 Por Mônica Yanakiew - Buenos Aires

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, enviou ao Congresso o acordo de paz definitivo, para acabar com meio século de guerra civil no pais.


O governo e a maior guerrilha da Colômbia assinaram nessa quinta-feira (24) um acordo para acabar com meio seculo de enfrentramentos.


O presidente e prêmio Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, e o lider do grupo guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londono, assinaram o pacto usando canetas especiais.


Elas foram fabricadas com balas usadas no conflito, que em 52 anos matou mais de 200 mil pessoas e obrigou 6 milhoes de colombianos a abandonarem suas casas.


Na cerimônia, o lider guerrilheiro prometeu usar apenas palavras para defender suas ideias.


O acordo dá direito aos 7 mil guerrilheiros das Farc de formar um partido politico e ocupar cargos publicos.


Esse é o segundo pacto assinado por Santos e Londono, em dois meses. O primeiro foi rejeitado no plebiscito do dia 2 de outubro.


O ex-presidente e atual senador oposicionista, Álvaro Uribe, liderou a campanha pelo não por achar que o governo fez muitas concessões às Farc.


Santos e Londono aceitaram rever o documento para incorporar mudanças. Mas decidiram não submetê-lo a novo plebiscito, como insiste Urbibe.


Santos enviou o acordo ao Congresso e espera que ele seja ratificado na próxima semana. Ele disse que não podia esperar um minuto mais, porque colocava em risco a trégua com as Farc.


Três líderes de organizações sociais foram assassinados nos últimos dias, supostamente por grupos paramilitares de direita.


Eles também contribuíram para a violência dos últimos 52 anos, junto com os cartéis do narcotráfico, as Forças de Segurança e outras guerrilhas de esquerda.


A partir do momento em que o Congresso aprovar o acordo, as Farc tem ate 150 dias para entregar todas as suas armas às Nações Unidas.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo