logo Radioagência Nacional
Internacional

Obama e Merkel se despedem com elogios e defendem os tratados de livre comércio

Internacional
Baixar
Aline Moraes
17/11/2016 - 21:13
Bonn (Alemanha)

O encontro na Alemanha entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, aconteceu nessa quinta-feira em circunstâncias bem diferentes do que ambos previam, diante da vitória de Donald Trump para a Casa Branca.

 

No pronunciamento, os dois líderes trocaram vários elogios e agradecimentos pelos oito anos de estreita parceria. Merkel voltou a afirmar que está pronta para manter a cooperação com os Estados Unidos, com base nos valores da democracia, da liberdade e do respeito aos direitos humanos.

 

A reunião com Obama teve como foco o futuro da aliança contra o terrorismo, das relações com a Rússia, da luta contra as mudanças climáticas e principalmente, do polêmico tratado de livre comércio entre Estados Unidos e União Europeia.

 

Apesar do nacionalismo de Trump e da forte oposição a esse tipo de acordo, Merkel defendeu as negociações feitas até agora e que elas sejam mantidas.

 

Obama argumentou, ainda, que, apesar das críticas e preocupações relacionadas à globalização, nas últimas décadas, acordos comerciais mostraram que podem criar prosperidade em todos os países.

 

Nesta sexta, ele se reúne também com líderes da França, Itália, Espanha e Grã-Bretanha, e encerra a última visita à Europa como presidente.

x