logo Radioagência Nacional
Internacional

Primeiro-ministro italiano perde no referendo da reforma constitucional e anuncia renúncia

Referendo na Itália
Baixar
Lana Cristina
04/12/2016 - 22:55
Brasília

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, cumpriu a promessa e anunciou, na noite de domingo (4), sua renúncia. Na última sexta-feira (2), ele havia dito que se o 'sim' perdesse no referendo pela reforma constitucional, ele deixaria o cargo. 


E foi o que ocorreu. Com 60% dos votos, venceu o 'não' à proposta do próprio governo para referendar a aprovação da reforma constitucional pelo Parlamento. Além da redução do número de senadores de 315 para 100, da extinção de seus salários e da diminuição de seus poderes - o que, na prática, enterraria o bicameralismo paritário na Itália -, o projeto de lei eliminava a figura das províncias e definia com mais clareza as competências do Estado e das regiões. As informações são da Ansa Brasil.

 

A renúncia de Matteo Renzi foi anunciada em um pronunciamento no Palácio Chigi, a sede do governo. Segundo o premiê, ainda nesta segunda-feira (5), ele entregará sua carta de demissão ao  presidente da República, Sergio Mattarella. A partir daí, caberá ao chefe de Estado definir se convoca ou não novas eleições.

 

Em seu discurso, Renzi disse que acolherá bem seu sucessor e, emocionado, agradeceu à sua família. Em seguida, Matteo Renzi fez um trocadilho ao dizer que, ao implementar a reforma, ele queria cortar as poltronas da política, e, no fim, a que foi cortada foi a sua.

 

No poder há menos de três anos, Renzi, que não passou pelo crivo das urnas, sofreu sua maior derrota com a vitória do 'não', pois o referendo acabou se transformando em uma consulta popular sobre seu governo.

x