logo Radioagência Nacional
Internacional

Trump telefona para Netanyahu propondo reunião em fevereiro

Internacional
Baixar
Daniela Kresch, correspondente da Rádio França Internacional
23/01/2017 - 09:25
Tel-Aviv

Texto auxiliar: O presidente americano Donald Trump ligou neste domingo (21) para o premiê israelense Benjamin Netanyahu propondo uma reunião


O convite para uma reunião já em fevereiro significa que tanto Trump quanto Netanyahu têm pressa em tomar decisões relacionadas a Israel. Netanyahu e o antecessor de Trump, Barack Obama, não concordaram em quase nenhum assunto, como o acordo nuclear com o Irã e a expansão de assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém oriental.

 

Mas, com o novo presidente no poder em Washington, Netanyahu tem grandes espectativas. Ontem (21), dois dias depois da posse do republicano, a prefeitura de Jerusalém aprovou a construção de 560 casas em três bairros da parte oriental de Jerusalém, área a qual os palestinos querem para si como capital do estado palestino. A aprovação havia sido adiada para logo após a saída de Obama da Casa Branca.

 

Durante os oito anos de governo Obama, cada anúncio de novas construções era criticado abertamente por Washington. Há um mês os americanos surpreenderam ao apoiar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU condenando esses assentamentos, mas, agora, com a chegada de Donald Trump, Netanyahu espera poder atuar livremente.

x