logo Radioagência Nacional
Internacional

Presidente da Catalunha não convoca eleições nem esclarece se vai declarar independência

Catalunha
Baixar
Marieta Cazarré
26/10/2017 - 16:07
Lisboa

O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, decidiu seguir com a  estratégia de não esclarecer suas reais intenções em relação ao desafio independentista pelo qual a Espanha está passando.

 

Em declaração feita às 17hs (horário local), no palácio do governo, em Barcelona,  Puigdemont mais uma vez fez declarações consideradas confusas.  Era esperado que ele anunciasse a desistência de declarar a independência da região e a opção por convocar eleições. No entanto, o líder catalão descartou a possibilidade de novas eleições por entender que não há garantias que as justifiquem.

 

Puigdemont também não afirmou se pretende seguir com os planos de declarar independência.

 

Centenas de estudantes catalães protestam contra a aplicação do artigo 155, que pode suspender a autonomia da região e, ainda, protestam contra novas eleições. Diante de tantas inseguranças, os manifestantes gritam “traidor” contra Puigdemont, por acreditarem que ele está sendo desleal ao não declarar oficialmente a independência.


Nesta tarde uma comissão do Senado espanhol pode aprovar a aplicação do artigo 155, que será votada amanhã de manhã. Apesar do cenário incerto,  que parece cada vez mais concreto é que o Senado vai dar prosseguimento ao artigo 155, que pode destituir Puigdemont e suspender a autonomia da Catalunha.

x