Governo pede extradição de brasileiro preso na Flórida; ele traficava armas para o Brasil
A Polícia americana prendeu, neste sábado, o brasileiro Frederik Barbieri, apontado como o maior fornecedor de fuzis vindos dos Estados Unidos para o Brasil.
O titular da DESARME, Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos, Fabrício Oliveira, confirmou a prisão de Barbieri nos Estados Unidos, para onde ele fugiu em 2010 e obteve cidadania americana.
O delegado explicou que a investigação americana teve início após a apreensão de 60 fuzis de alto poder bélico no Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão. A apreensão, a maior em dez anos, aconteceu em junho do ano passado.
O Ministério da Justiça informou, por nota, que o pedido de extradição de Frederik Barbieri já foi apresentado para o governo norte-americano, que solicitou uma documentação complementar.
De acordo com o Ministério, o Poder judiciário está providenciando os papéis devidamente traduzidos para o inglês. A nota informa, ainda, que Barbieri é investigado em procedimentos criminais instaurados no Brasil e nos EUA e que os pedidos de cooperação jurídica internacional entre os países encontram-se em andamento.
* Matéria atualizada às 15h57 para acréscimo de informações e inclusão de sonora.