Mulheres europeias recebem em média 16% menos que homens

Desigualdade de gênero

Publicado em 07/03/2018 - 12:40 Por Marieta Cazarré - Lisboa

Na Europa, as mulheres recebem, em média, 16% menos do que os homens. Hoje (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, o Escritório de Estatística da União Europeia (Eurostat) divulgou estudo que aponta as particularidades da desigualdade salarial na Europa.

 

As estimativas remetem ao ano de 2016 e mostram que, a cada euro recebido por um homem na União Europeia, as mulheres ganhavam cerca de 84 centavos. Mas as disparidades variam muito entre os Estados-Membros, sendo de aproximadamente 5% na Romênia e chegando a mais de 25% na Estônia.

 

Entre os países que registraram disparidades salariais abaixo dos 10%, estão Romênia, Itália, Luxemburgo, Bélgica, Polônia, Eslovênia e Croácia. Por outro lado, os países com desigualdades superiores a 20% são Estônia, República Tcheca, Alemanha, Reino Unido e Áustria.

 

Quando comparados os dados de 2011 e 2016, as disparidades salariais entre homens e mulheres diminuíram na maioria dos Estados-Membros da UE. No entanto, o fosso salarial piorou em Portugal e na Eslovênia.

 

No Brasil, foi divulgado hoje, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estudo Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, que mostrou que as mulheres recebem, em média, 75% do que os homens ganham.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo