logo Radioagência Nacional
Internacional

Crianças deportadas correm graves riscos, alerta Unicef

Internacional
Baixar
Mônica Grayley
16/08/2018 - 11:42
Nova York

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, alertou que crianças migrantes do México e da América Central estão correndo graves riscos ao serem deportadas.

 

Num relatório, divulgado nesta quinta-feira, em Nova Iorque e na Cidade do Panamá, a agência informou que causas como violência extrema, pobreza e falta de oportunidades não apenas provocam a migração do norte da América Central e do México, mas também são consequências para deportações realizadas pelos Estados Unidos e pelo México dessas crianças.

 

El Salvador, Guatemala e Honduras foram os países citados no estudo com altas taxas de homicídio de crianças e extrema pobreza.

 

Mary, da Guatemala, disse que onde vive, a cada três dias uma pessoa é assassinada.

 

O Unicef pediu aos governos que cooperem entre si para implementar medidas que aliviem as causas da migração forçada e irregular protegendo as crianças refugiadas e migrantes.

 

O relatório Uprooted in Central America and Mexico analisa desafios e perigos enfrentados por milhões de crianças na região que são vítimas da pobreza, da violência, da indiferença e do medo da deportação.

 

A declaração foi dada pela diretora regional do Unicef na América Latina e no Caribe, Cristina Perceval.

x