Ao cancelar acordo com Paraguai, Brasil relembra compromissos assumidos pelos países do Mercosul

Itaipu Binacional

Publicado em 01/08/2019 - 22:47 Por Kariane Costa - Brasília

O Brasil e o Paraguai cancelaram a ata do acordo para a compra de energia elétrica produzida pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.

 

Após os protestos dos últimos dias, nas ruas de Assunção, o governo paraguaio decidiu suspender o acordo com o Brasil sobre a compra de energia de Itaipu.

 

Com a repercussão do caso, o chanceler Luis Castiglioni, o embaixador paraguaio no Brasil, Hugo Caballero, o presidente paraguaio de Itaipu e outros dois funcionários de alto escalão renunciaram aos cargos.

 

A crise política no país vizinho aumentou a pressão sobre o presidente Mario Benítez, que corre o risco de sofrer um processo de impeachment.

 

A polêmica no Paraguai começou em maio, quando os governos brasileiro e paraguaio assinaram uma ata que, na prática, faria o Paraguai pagar mais caro pela energia de Itaipu.

 

A oposição paraguaia acusou o governo de Benítez de fechar o acordo sem discussão e de forma pouco transparente.

 

Autoridades e congressistas afirmaram que o texto negociado é prejudicial ao Paraguai e que poderia causar prejuízo de até 300 milhões de dólares aos paraguaios.

 

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que acompanha com grande atenção os desdobramentos da crise política no país vizinho.

 

No comunicado, o Itamaraty diz que confia que o processo será conduzido sem quebra da ordem democrática, e que haja respeito aos compromissos assumidos pelo Paraguai no âmbito da cláusula democrática do Mercosul - Protocolo de Ushuaia.

 

A nota também informa que o Brasil espera que o acordo com a Itaipu avance.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo