Américas devem sofrer surtos recorrentes de Covid-19 nos próximos dois anos, afirma OPAS

Organização Pan-Americana da Saúde

Publicado em 24/06/2020 - 18:33 Por Marieta Cazarré - Montevidéu, Uruguai

A região das Américas registra quase a metade de todos os casos de contaminação por Covid-19 no mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), até essa terça-feira (23) haviam sido registrados mais de 4,5 milhões de casos e 226 mil mortes na região, e as cifras, infelizmente, seguem aumentando.

 

Para a diretora da OPAS, Carissa Etienne, viveremos os próximos dois anos alternando surtos recorrentes e períodos de transmissão controlada da Covid-19.

 

Etienne ressaltou que, esta semana, o Brasil superou a barreira de um milhão de infectados, ultrapassando, assim como os Estados Unidos, os seis dígitos. Juntos, Brasil e Estados Unidos representam 76% do total de casos, e 76% do total de mortes nas Américas. O Brasil contribui com 25% dos infectados e 23% dos óbitos.

 

No dia 23 de maio, a região das Américas registrava 690 mil casos de contaminação. Em 23 de junho, exatamente um mês depois, o número já extrapolava os 2 milhões de infectados.

 

A diretora da OPAS lembrou que os mais vulneráveis são afetados de maneira desproporcional pela doença, e destacou a dificuldade que muitos grupos têm em seguir as recomendações de isolamento, entre eles famílias informais que vivem em casas superlotadas, os indígenas e as populações afrodescendentes em condições precárias, sem acesso à água corrente nem sabão.

 

O diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da OPAS, Marcos Espinal, destacou que o Brasil conseguiu aumentar o número de testes PCR para diagnóstico de Covid-19 nas últimas semanas, mas ainda não chega a 10 mil testes para cada milhão de habitantes.

 

Segundo ele, a testagem dá a magnitude de como está a doença nos estados e, assim, os tomadores de decisão podem definir o que é melhor para a população brasileira.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo