Américas devem sofrer surtos recorrentes de Covid-19 nos próximos dois anos, afirma OPAS

Organização Pan-Americana da Saúde

Publicado em 24/06/2020 - 18:33 Por Marieta Cazarré - Montevidéu, Uruguai

A região das Américas registra quase a metade de todos os casos de contaminação por Covid-19 no mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), até essa terça-feira (23) haviam sido registrados mais de 4,5 milhões de casos e 226 mil mortes na região, e as cifras, infelizmente, seguem aumentando.

 

Para a diretora da OPAS, Carissa Etienne, viveremos os próximos dois anos alternando surtos recorrentes e períodos de transmissão controlada da Covid-19.

 

Etienne ressaltou que, esta semana, o Brasil superou a barreira de um milhão de infectados, ultrapassando, assim como os Estados Unidos, os seis dígitos. Juntos, Brasil e Estados Unidos representam 76% do total de casos, e 76% do total de mortes nas Américas. O Brasil contribui com 25% dos infectados e 23% dos óbitos.

 

No dia 23 de maio, a região das Américas registrava 690 mil casos de contaminação. Em 23 de junho, exatamente um mês depois, o número já extrapolava os 2 milhões de infectados.

 

A diretora da OPAS lembrou que os mais vulneráveis são afetados de maneira desproporcional pela doença, e destacou a dificuldade que muitos grupos têm em seguir as recomendações de isolamento, entre eles famílias informais que vivem em casas superlotadas, os indígenas e as populações afrodescendentes em condições precárias, sem acesso à água corrente nem sabão.

 

O diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da OPAS, Marcos Espinal, destacou que o Brasil conseguiu aumentar o número de testes PCR para diagnóstico de Covid-19 nas últimas semanas, mas ainda não chega a 10 mil testes para cada milhão de habitantes.

 

Segundo ele, a testagem dá a magnitude de como está a doença nos estados e, assim, os tomadores de decisão podem definir o que é melhor para a população brasileira.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo