Pandemia agrava fome no mundo, e 12 mil pessoas podem morrer por dia em 2020

Pandemia

Publicado em 09/07/2020 - 16:26 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A pandemia do novo coronavírus deve aumentar em 82% o número de pessoas com fome em todo o planeta. O Brasil é um dos países mais ameaçados. A crise alimentar, que já era grave por causa de conflitos, mudanças climáticas e desigualdades sociais, deve se agravar neste ano com a pandemia.


O estudo da ONG internacional Oxfam revela que, este ano, o número de pessoas que passa fome pode chegar a 270 milhões em todo o mundo, contra 149 milhões em 2019. O estudo calcula que 12 mil pessoas podem morrer por dia por causa das complicações geradas pela falta de alimentos. Número maior do que as vítimas da Covid.


Mais de 6 a cada 10 pessoas com fome estão concentradas em 10 países: Iêmen, Afeganistão e Síria, no sudeste da Ásia; República Democrática do Congo, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul e região do Sahel, no continente africano; e Haiti e Venezuela, nas Américas.


O Brasil, que saiu do mapa da fome em 2014, registrou um aumento de 100 mil pessoas em situação de fome entre 2017 e 2018. Situação que pode ser agravada, segundo destacou Maitê Guato, da ONG Oxfam Brasil.


Na região da Estrutural, uma comunidade carente do Distrito Federal, Maria Nazaré de Almeida tem uma creche e organiza a distribuição de cestas básicas para 130 famílias. Ela conta que as doações vêm caindo desde o início da pandemia, e que muitos já passam por necessidades.


Junto com o Brasil, Índia e África do Sul também preocupam a organização. Ainda segundo o estudo, as oito maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo desembolsaram em lucros para os acionistas, só em 2020, mais de US$ 18 bilhões. 10 vezes mais do que os pedidos de assistência alimentar e agrícola feitos pela ONU para ajuda humanitária durante a pandemia.


O relatório da Oxfam traz seis medidas básicas para combater o problema da fome: financiar os apelos da ONU por ajuda humanitária; construir sistemas alimentares mais justos; promover a participação e liderança das mulheres nas decisões, já que são as mais atingidas pela fome; cancelar dívidas dos países mais pobres para que adotem medidas de proteção social; além de um cessar-fogo global nos conflitos e tomar medidas para combater a crise climática.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo