Secretário de Estado dos EUA visita RR; Brasil reafirma apoio a Guaidó

Pompeo passou ainda por Guiana e Suriname, e iria para Colômbia hoje

Publicado em 19/09/2020 - 10:51 Por Renata Martins - Brasília

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, visitou o estado de Roraima nessa sexta-feira. O estado brasileiro faz fronteira com a Venezuela.

Na capital roraimense, Boa Vista, ele visitou um posto da operação Acolhida – ação do governo federal para atendimento a imigrantes venezuelanos. A Venezuela passa por uma grave crise política e econômica.

Pompeo destacou que os Estados Unidos já destinaram US$ 50 de milhões ao Brasil por meio de agências como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados para atendimento aos venezuelanos. Essa semana, Pompeo também esteve no Suriname e na Guiana.

Os Estados Unidos tentam fortalecer as relações bilaterais com esses países contra o que eles chamam de regime ilegítimo de Nicolás Maduro.

Como os norte-americanos, o Brasil é contrário a realização das eleições legislativas convocadas por maduro para dezembro. A posição é a mesma do autoproclamado presidente Juan Guaidó - o venezuelano defende que a oposição não participe do pleito.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ratificou o apoio a Guaidó.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, criticou a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos à fronteira do Brasil com a Venezuela.

Em nota, Maia diz que a visita às instalações da Operação Acolhida, em Roraima, junto à fronteira, no momento em que faltam apenas 46 dias para as eleições presidenciais norte-americanas, não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa.

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Em Alagoas são entregues 500 moradias do programa Casa Verde e Amarela

Em viagem a Alagoas, o Presidente Jair Bolsonaro participou de eventos de entregas do governo federal, nesta quinta-feira. Foram entregues chaves a famílias de baixa renda, beneficiárias do programa Casa Verde e Amarela.

Baixar arquivo
Cultura

Prorrogação da Lei Aldir Blanc é sancionada com vetos

A prorrogação da Lei Aldir Blanc foi sancionada com vetos. Apesar de manter a prorrogação até o dia 31 de outubro para programação dos recursos ao setor cultural, o presidente Jair Bolsonaro vetou dispositivos. Alegou não ser possível usar, neste ano, os recursos aprovados no ano passado.

Baixar arquivo
Educação

Prouni aceita documentos para vagas remanescentes até hoje, 13

Para conseguir uma bolsa no Pronui (Programa Universidade para Todos) é preciso se candidatar ao programa. Esta quinta-feira (13) será o último dia para os selecionados das bolsas remanescentes entregarem a documentação. Os candidatos devem enviar à instituição de ensino tudo que comprove as informações declaradas no ato de inscrição.

Baixar arquivo
Economia

Consumidor substitui carne por ovo para adequar orçamento, aponta Abra

A Associação Brasileira de Supermercados apresentou, nesta quinta feira (13), algumas tendências de consumo na pandemia. A troca tem a ver com a falta de confiança do consumidor e medo de perder renda e a adequação da compra de produtos dentro do seu orçamento

Baixar arquivo
Saúde

Rio pretende vacinar todos grupos acima de 18 anos até outubro

O secretário de Saúde da capital fluminense, Daniel Soranz, afirmou que os próximos cinco meses serão de vacinação intensa. A expectativa é aplicar 30 mil doses da vacina contra a covid-19, por dia, em toda a cidade.

Baixar arquivo
Esportes

Grêmio recebe argentino Lanús pela Copa Sul-Americana

Em caso de vitória do time brasileiro, independente do resultado de Aragua e La Equidad, o tricolor gaúcho praticamente assegura a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Baixar arquivo