Secretário de Estado dos EUA visita RR; Brasil reafirma apoio a Guaidó

Pompeo passou ainda por Guiana e Suriname, e iria para Colômbia hoje

Publicado em sábado, 19 Setembro, 2020 - 10:51 Por Renata Martins - Brasília

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, visitou o estado de Roraima nessa sexta-feira. O estado brasileiro faz fronteira com a Venezuela.

Na capital roraimense, Boa Vista, ele visitou um posto da operação Acolhida – ação do governo federal para atendimento a imigrantes venezuelanos. A Venezuela passa por uma grave crise política e econômica.

Pompeo destacou que os Estados Unidos já destinaram US$ 50 de milhões ao Brasil por meio de agências como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados para atendimento aos venezuelanos. Essa semana, Pompeo também esteve no Suriname e na Guiana.

Os Estados Unidos tentam fortalecer as relações bilaterais com esses países contra o que eles chamam de regime ilegítimo de Nicolás Maduro.

Como os norte-americanos, o Brasil é contrário a realização das eleições legislativas convocadas por maduro para dezembro. A posição é a mesma do autoproclamado presidente Juan Guaidó - o venezuelano defende que a oposição não participe do pleito.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ratificou o apoio a Guaidó.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, criticou a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos à fronteira do Brasil com a Venezuela.

Em nota, Maia diz que a visita às instalações da Operação Acolhida, em Roraima, junto à fronteira, no momento em que faltam apenas 46 dias para as eleições presidenciais norte-americanas, não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa.

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação

Baixar arquivo
Política

Votações na Câmara são adiadas para semana que vem

Sem acordo, sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20) foi cancelada

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto institui marco legal das startups e empreendedorismo inovador

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei complementar que "Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador".

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio bloqueia bens do ex-prefeito Eduardo Paes

A Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra a covid-19 será incluída no programa de vacinação

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac.

Baixar arquivo
Política

Justiça determina bloqueio de bens de João Doria

Governador de São Paulo é acusado de usar recursos da prefeitura em publicidade irregular. Total de bens bloqueados chega a R$ 29 milhões

Baixar arquivo