Imigrantes haitianos entram em confronto com Exército peruano

Eles estavam acampados no Brasil e tentaram furar bloqueio no Peru

Publicado em 16/02/2021 - 23:11 Por Kariane Costa - Brasília

A situação em Assis Brasil, no Acre, ficou tensa nesta terça-feira. Cerca de 400 imigrantes, a maioria haitianos, que estavam acampados na Ponte da Integração, desde domingo, na fronteira com o Peru, resolveram forçar a entrada no país vizinho.

Eles estavam impedidos de passar para o lado peruano em razão da pandemia, já que a fronteira está fechada desde março do ano passado.
Segundo o prefeito do município acriano, Jerry Correia, os imigrantes furaram o bloqueio feito pelo Exército do Peru.
Mas o grupo foi expulso pelo Exército peruano e retornou a cidade de Assis Brasil. O prefeito conta que muitas pessoas ficaram feridas. Os imigrantes estão em abrigos preparados pela prefeitura, onde vão receber alimentos e assistência.
Jerry Correia conta que participou de uma reunião virtual, na tarde desta terça-feira (16), junto com parlamentares da Bancada do Acre, representantes do governo estadual, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e o embaixador do Brasil no Peru, Rodrigo Baena.
O prefeito solicitou a volta das Forças Armadas na fronteira, que deixaram o local em novembro. Também pediu prioridade em relação a crise migratória na cidade que está, inclusive, em estado de calamidade por causa da presença dos estrangeiros e da pandemia da Covid-19.
O prefeito de Assis Brasil relatou ainda que muitos desses imigrantes passam pelo país e pelo vizinho Peru com o objetivo de chegar ao México e aos Estados Unidos.

Em nota, o Itamaraty informou que, em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus, as fronteiras terrestres do Peru encontram-se fechadas para o ingresso de estrangeiros não residentes, por decreto daquele país. Também declarou que tem mantido contato com as autoridades peruanas sobre o tema, nos mais diferentes níveis, as quais têm reafirmado a situação de fechamento fronteiriço no contexto da crise sanitária.
Também por meio de nota, a embaixada do Peru no Brasil disse que, assim que soube da situação na fronteira, entrou em contato com Ministério das Relações Exteriores para demonstrar preocupação e acompanhar os acontecimentos. A embaixada afirmou ainda que trabalha junto com o Itamaraty para normalizar o fluxo de pessoas na região e agradeceu o apoio do governo brasileiro diante da situação.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo