Mais brasileiros que estão retidos em Portugal por causa da pandemia do novo coronavírus vão conseguir voltar ao Brasil na próxima quinta-feira (10). Um voo comercial extraordinário da TAP Air Portugal vai fazer o trajeto Lisboa-São Paulo. A decolagem está prevista para as 10h, horário de Brasília.
Os voos regulares entre os países foram suspensos no dia 27 de janeiro, pelo governo português, por causa da variante do vírus encontrada no Amazonas. A medida dificultou o retorno de muitos brasileiros.
No último dia 26, no primeiro voo privado autorizado, foi possível o retorno de 271 cidadãos brasileiros, além de 28 estrangeiros residentes no Brasil.
A exemplo do que aconteceu em fevereiro, os interessados devem tratar diretamente com a TAP a marcação ou o eventual reaproveitamento de bilhetes aéreos.
As exigências para a viagem não foram alteradas. É preciso apresentar teste negativo para covid-19, feito 72 horas antes do embarque, e o cumprimento de 14 dias de quarentena em Portugal.
Os passageiros também devem preencher um formulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de declaração de saúde para poder entrar no Brasil. Só estão permitidos voos de repatriação de cidadãos portugueses ou de residentes no país.
O Itamaraty, por meio da embaixada brasileira e dos consulados-gerais em Portugal, informou que seguirá prestando toda assistência aos brasileiros.