Pandemia afetou turismo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Publicado em 06/10/2021 - 10:23 Por Vitor Abdala - Enviado especial da EBC - Dubai

Um dos principais destinos turísticos do Oriente Médio, Dubai foi fortemente afetada pela pandemia de covid-19. Em março de 2020, para evitar a disseminação do vírus, fechou suas fronteiras. Somente em julho, quatro meses depois, a maior cidade dos Emirados Árabes começou a receber viajantes internacionais.

O impacto disso no setor de turismo foi enorme. Para se ter uma ideia, no fim de 2020, foi registrada uma queda de 67% no número de visitantes. Se em 2019 eles foram mais de 16 milhões, no ano passado, o total de turistas ficou em cinco milhões e meio.

Entre eles, claro, os brasileiros, que ficaram novamente impedidos de entrar em Dubai em fevereiro deste ano, por conta do aumento de casos no Brasil. Isso gerou uma situação curiosa, os turistas poderiam voar até Dubai, mas não poderiam sair do aeroporto.

A brasileira Natalia Arreguy, que trabalha como guia turística no emirado desde 2007, conta que foi um período difícil para ela e os colegas de trabalho. Em junho deste ano, Dubai resolveu suspender a medida e voltou a autorizar a entrada de turistas vindo do Brasil.

E, com a Expo Dubai 2020, uma feira internacional que começou no dia 1º de outubro e que apresentará pavilhões com a cultura de mais de 190 países até março de 2022, é promessa de que ainda mais brasileiros procurarão o destino árabe nos próximos meses.

Edição: Priscilla Mazenotti/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo