Pandemia afetou turismo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Publicado em 06/10/2021 - 10:23 Por Vitor Abdala - Enviado especial da EBC - Dubai

Um dos principais destinos turísticos do Oriente Médio, Dubai foi fortemente afetada pela pandemia de covid-19. Em março de 2020, para evitar a disseminação do vírus, fechou suas fronteiras. Somente em julho, quatro meses depois, a maior cidade dos Emirados Árabes começou a receber viajantes internacionais.

O impacto disso no setor de turismo foi enorme. Para se ter uma ideia, no fim de 2020, foi registrada uma queda de 67% no número de visitantes. Se em 2019 eles foram mais de 16 milhões, no ano passado, o total de turistas ficou em cinco milhões e meio.

Entre eles, claro, os brasileiros, que ficaram novamente impedidos de entrar em Dubai em fevereiro deste ano, por conta do aumento de casos no Brasil. Isso gerou uma situação curiosa, os turistas poderiam voar até Dubai, mas não poderiam sair do aeroporto.

A brasileira Natalia Arreguy, que trabalha como guia turística no emirado desde 2007, conta que foi um período difícil para ela e os colegas de trabalho. Em junho deste ano, Dubai resolveu suspender a medida e voltou a autorizar a entrada de turistas vindo do Brasil.

E, com a Expo Dubai 2020, uma feira internacional que começou no dia 1º de outubro e que apresentará pavilhões com a cultura de mais de 190 países até março de 2022, é promessa de que ainda mais brasileiros procurarão o destino árabe nos próximos meses.

Edição: Priscilla Mazenotti/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo