logo Radioagência Nacional
Internacional

Guerra: Brasil vai receber refugiados que querem deixar a Ucrânia

Baixar
Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional
03/03/2022 - 20:59
Brasília

O Brasil vai receber refugiados que estão fugindo da guerra na Ucrânia. Nesta quinta-feira, os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública assinaram a portaria que autoriza a acolhida humanitária para nacionais ucranianos e apátridas que tenham sido afetados pelos ataques russos em território ucraniano.

A portaria regulamenta a concessão de visto temporário e autorização de residência para os refugiados da guerra. Essas pessoas vão poder solicitar a acolhida humanitária nas Embaixadas do Brasil localizadas em Varsóvia, na Polônia; em Budapeste, na Hungria; em Bucareste, na Romênia; em Praga, na República Tcheca; e em Bratislava, na Eslováquia.

Caso os refugiados interessados na acolhida humanitária já estejam em solo brasileiro, o pedido pode ser feito em uma delegacia da Polícia Federal.

E na próxima segunda-feira, um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira vai decolar de Brasília com destino a Varsóvia, na Polônia, para resgatar os brasileiros que estão fugindo da guerra na Ucrânia. A aeronave utilizada na missão vai ser o KC-390, que é o maior avião militar da América do Sul.

Ao partir do Brasil, o avião vai transportar 11 toneladas e meia de materiais voltados à ajuda humanitária aos civis que estão sofrendo as consequências da guerra. Ao chegar em Varsóvia, os brasileiros que desejam voltar ao Brasil deverão embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores.

A previsão é de que a aeronave realize paradas técnicas em Recife, Cabo Verde e Lisboa. A chegada ao Brasil está prevista para quinta-feira, 10 de março.

x